Este trabalho aborda em detalhes as questões de contenção com utilização de tirantes, através da execução das cortinas atirantadas e prevenção de danos de deslizamento e ao meio ambiente, focado nos serviços de contenção e no cuidado com a segurança do trabalho de seus colaboradores, respeitando as leis vigentes exigidas no Brasil.
Um tirante é um dispositivo de obra de engenharia especializada, utilizado para ancorar estruturas de concreto armado ao terreno de forma a conter uma encosta e aqui serão descritos alguns métodos executivos para a construção de uma cortina atirantada. É uma forma de contenção ativa de solução e uso global para estabilização de taludes e encostas, pela introdução de uma força correspondente a um empuxo estabilizante que reage contra massas instáveis.
A execução de um tirante, assim como cortinas de concreto armado fazem parte da solução estabilizante de maciços e envolve vários serviços de engenharia como perfuração em solo/rocha, injeção de calda de cimento sob pressão, execução de forma, armação e concretagem e finalmente a protensão dos tirantes, trabalhos geralmente executados sobre andaimes concomitantes a escavações manuais e mecânicas. Todos os serviços presentes na execução de tirantes envolvem sérios riscos à segurança do trabalhador.
Na maioria das situações, as condições dos locais envolvem outros riscos de engenharia tais como: trabalho em altura, escavações de vala e maciços em processo de deslizamento.
Neste trabalho o autor, que é Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Analista Ambiental, e trabalhando desde que se formou com a arte da Geotecnia, conseguiu abordar em detalhes todos os procedimentos executivos e a correspondente abordagem concomitante à segurança do trabalho e danos ao meio ambiente e será de grande utilidade para os profissionais envolvidos nesta arte; engenheiros geotécnicos, projetistas, executores, engenheiros de segurança do trabalho e seus respectivos SESMT e técnicos de segurança do trabalho.