Sobre o Autor | José Camapum de Carvalho
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB) e em Administração e Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor pelo Instituto Nacional de Ciências Aplicadas (INSA) de Toulouse, França. Fez pós-doutorado na Universidade Laval, Quebec, Canadá, e participou de treinamento no Japão sob a coordenação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). É professor titular da Universidade de Brasília, onde leciona nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Atua em linhas de pesquisa voltadas para estudos de solos tropicais, solos não saturados, meio ambiente, obras de terra, fundações e pavimentação. Foi presidente do Núcleo Centro-Oeste da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia da Universidade de Brasília.
Gilson de Farias Neves Gitirana Junior
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB) e doutor pela Universidade de Saskatchewan, Saskatoon, Canadá. Fez pós-doutorado na mesma universidade. É professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, onde leciona no curso de Engenharia Civil e no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Suas pesquisas envolvem solos não saturados, barragens e métodos numéricos. Foi presidente da Comissão Técnica de Solos Não Saturados da ABMS.
Sandro Lemos Machado
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado e Doutorado em Geotecnia pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu estágio Pós-Doutoral na Universidade Joseph Fourrier, França. Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência em Mecânica dos Solos, atuando em temas como solos não saturados, transporte de poluentes, monitorização ambiental de aterros sanitários, e remediação e geofísica aplicada. Foi presidente da Comissão Técnica de Solos Não Saturados da ABMS.
Márcia Maria dos Anjos Mascarenha
Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí, mestre e doutora em Geotecnia pela Universidade de Brasília. É professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, lecionando no curso de Engenharia Ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Suas pesquisas envolvem solos não saturados, reutilização de resíduos e erosões.
Francisco Chagas da Silva Filho
Engenheiro Civil com Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará, onde orienta mestrado e doutorado e leciona no curso de Engenharia Civil e no Programa de Mestrado em Geotecnia. Suas pesquisas envolvem barragens, solos não saturados, modelagem constitutiva de solos e resíduos e instrumentação de obras geotécnicas. É presidente da Comissão Técnica de Solos Não Saturados da ABMS. |
---|