Manual de dispositivos de redução de riscos para adaptação às mudanças climáticas - Impresso

Disponível em:
    Este manual foi elaborado com o intuito de oferecer uma visão complementar às alternativas de projetos de obras voltadas à mitigação dos processos geodinâmicos que afetam áreas urbanas, rurais e regiões de risco, não só no Vale do Paraíba, mas para todos os municípios brasileiros que podem se beneficiar destas proposições, usando-as em projetos para melhor se adaptarem às mudanças climáticas.

    Elaborado por profissionais das áreas de arquitetura e urbanismo, geologia e engenharia, este material visa apoiar as práticas de planejamento urbano, regularização fundiária e mapeamento de áreas vulneráveis, demonstrando as possibilidades de adoção de dispositivos de redução de riscos geológicos e hidrológicos integrados às chamadas soluções baseadas na natureza.

    Ao longo dos capítulos, são apresentados os principais processos que impactam a dinâmica do território, como erosão, deslizamentos e inundações, além de métodos de contenção e mitigação. Com uma abordagem técnica, porém clara, este manual pretende proporcionar uma visão abrangente, desde a análise geomorfológica até a implementação de dispositivos sustentáveis, como a biovaleta, o jardim de chuva e contenções em encostas.

    Desta forma, este manual pretende ampliar o entendimento dos diversos profissionais envolvidos nestes projetos, auxiliando-os na sua capacitação para inserir soluções inovadoras de baixo impacto em seus projetos, promovendo a segurança e a resiliência das comunidades frente aos desafios climáticos e geodinâmicos, promovendo a urbanização de cidades cada vez mais resilientes.

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Ver mais detalhes