Embora a maioria das empresas de mineração utilize sistemas para monitoramento de taludes, a experiência indica que as operações de mineração continuam sendo surpreendidas pela ocorrência de eventos geotécnicos adversos. Um sistema abrangente e robusto de monitoramento é um componente essencial da gestão de taludes em uma operação de mineração a céu aberto. O desenvolvimento de tal sistema requer conhecimento especializado significativo para garantir que o sistema de monitoramento seja eficaz e confiável.
Escrito por especialistas em instrumentação e profissionais geotécnicos, o "Guia para Monitoramento de Taludes" é uma iniciativa do Projeto Large Open Pit (LOP) e o quinto livro na série iniciada com o livro Guia para Projetos de Taludes de Minas a Céu Aberto. Seus 10 capítulos apresentam o processo de estabelecimento e operação de um sistema de monitoramento de taludes; os fundamentos da instrumentação e métodos de monitoramento de taludes de cavas; operação do sistema de monitoramento; aquisição, gestão e análise de dados; e utilização e comunicação dos resultados de monitoramento. As implicações do aumento da automação nas operações de mineração também são discutidas, incluindo os requisitos futuros para o monitoramento de taludes.
Este "Guia para Monitoramento de Taludes" resume as práticas líderes da indústria de mineração no projeto, implementação, gestão de sistema, gestão de dados e relatórios de sistemas de monitoramento, fornecendo orientações para engenheiros, geólogos, técnicos e outros responsáveis pela gestão de riscos geotécnicos.