A bovinocultura de corte representa umas das mais importantes atividades do agronegócio nacional, visto o papel de destaque que ocupa a carne bovina brasileira no cenário mundial e potencial produtivo para atendimento à crescente demanda interna. O setor passou por grandes transformações nas últimas décadas, em todos os elos da cadeia produtiva. Associam-se tais mudanças às próprias exigências do mercado consumidor interno como externo, as determinações de ordem sanitária e a necessidade de incorporar o conceito de sustentabilidade, em suas dimensões econômicas, sociais, ambientais e tecnológicas, ao processo produtivo.
Além disso, torna-se proeminente considerar aspectos ligados ao bem estar animal. Portanto, a atividade requer profissionais capacitados para fazer face às exigências atuais e futuras da cadeia produtiva da carne bovina. Nesta segunda edição do livro Bovinocultura de corte: desafios e tecnologias o leitor encontrará atualizados os tópicos da edição anterior, bem como novos temas perfazendo 24 capítulos sobre os mais relevantes assuntos da cadeia produtiva. Os capítulos incorporados nesta nova edição são mais abrangentes, destacando-se aqueles dedicados à inovação, à gestão e ao conforto animal, além da produção em sistemas orgânicos.
Por fim, estou convicto de que o leitor encontrará aqui as informações técnicas mais recentes atendendo a comunidade científica, produtores, estudantes e técnicos.