Estruturas geológicas brasileiras - Impresso

Disponível em:
    A correta identificação e descrição das estruturas de rochas tectonicamente deformadas e a interpretação dos processos dinâmicos responsáveis pela geração das mesmas, são atividades essenciais nos levantamentos geológicos básicos e na grande maioria das demais pesquisas geológicas. Isto é feito essencialmente em meso-escala através do estudo de afloramentos individuais e da consequente integração dos mesmos, utilizando-se a acuidade visual do geólogo e sua experiência em reconhecer e descrever as estruturas, a partir de sua geometria e posição espacial atual. A partir da interpretação dos dados factuais, procura-se entender as transformações e deslocamentos sofridos pelas rochas ao longo do tempo geológico, e as causas geradoras das estruturas.

    Dentro deste princípio é que foi elaborado este livro, essencialmente visual, que apresenta uma grande quantidade de fotografias com exemplos didáticos diversificados de rochas tectonicamente deformadas, em escala de afloramento. É dado ênfase não apenas ao reconhecimento das estruturas, mas principalmente às análises cinemática e dinâmica das mesmas, indispensáveis para a reconstituição os processos tectônicos sob os quais elas foram geradas.

    Ao analisar as estruturas observadas atualmente ("deformação finita") deve-se ter em mente indagações sobre o que aconteceu durante os eventos deformacionais que modificaram as características das rochas originais. Para este entendimento, é necessário considerar os fatores que influenciam a ductilidade das rochas, principalmente o nível crustal, ou seja, a profundidade onde elas estavam quando foram submetidas as tensões responsáveis pelas deformações (condições de temperatura e pressão. A ductilidade e geometria das estruturas dependem também das características reológicas das rochas, tais como: a fábrica (granulometria, textura, estruturas, anisotropias); das espessuras de camadas ou bandamentos; da orientação original de elementos planares e lineares; dos contrastes de competência (viscosidade) entre camadas, bandamentos ou sills vulcânicos; da presença de alteração hidrotermal, etc.

    A totalidade do material fotográfico que compõe este livro (e as interpretações das estruturas) foi extraído de trabalhos de campo realizados pelo próprio autor ao longo de 46 anos, em praticamente todo o território nacional e em ambientes geológicos diversificados. Estes trabalhos foram focados principalmente em levantamentos geológicos regionais, de semi-detalhe e de detalhe, e também em trabalhos de pesquisa mineral, neste caso mais especificamente focados nos controles estruturais de mineralizações.

    Por: R$ 100,00

    Preço a vista: R$ 100,00

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Comprar
    Ver mais detalhes