A História da Matematização da Natureza - Impresso

Disponível em:
    O processo pelo qual os fenômenos da natureza vêm sendo expressos por equações matemáticas tornou-se essencial para a ciência e a tecnologia no mundo atual, não só para compreendê-los, como também prevê-los, controlá-los e modificá-los. Como resultado da evolução da Teoria Matemática, a natureza passa a ser concebida como sua própria expressão matemática. Assim, por exemplo, a geometrização do espaço desenvolvida por Einstein confunde-se com o espaço natural. O livro "A História da Matematização da Natureza" mostra como isso aconteceu, a partir dos primórdios da humanidade até o século XX.

    Esse processo teve origem quando apareceu, na Grécia Antiga, um tipo de pensamento radicalmente novo que veio a se chamar teoria; porém, só se estabeleceu totalmente quando se inicia aquilo que foi denominado ciência moderna, no século XVII, como expressou Galileu - "o livro da natureza está escrito em caracteres matemáticos".

    A partir de então a matemática torna-se uma forma de analisar os fenômenos naturais quantificados, disso resultando a matematização da natureza, que permitiu por um lado a criação da Teoria da Relatividade por Einstein, e por outro, a descoberta dos transistores pelas teorias matemáticas da Física dos Materiais.

    Tal dominância da natureza matematizada no mundo contemporâneo vem transformando radicalmente a vida humana, não só sob o ponto de vista tecnológico, como também social e econômico. Mas, além disso, trouxe problemas filosóficos e éticos que desafiam tanto as doutrinas idealistas como as realistas.

    Por: R$ 90,00

    Preço a vista: R$ 90,00

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Comprar
    Ver mais detalhes