Concreto projetado para túneis - Impresso

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    Os altos custos de desapropriações e os transtornos causados ao trânsito têm elevado o número de túneis em construção nos principais centros urbanos. Desde o início do século XX, quando surgiu nos EUA o primeiro equipamento de projeção por via seca, usado para a produção de moldes de animais, a tecnologia evoluiu a ponto de o material passar a ser usado na construção de túneis pelo processo NATM, como enchimento entre a cambota metálica e o terreno. Entre os exemplos mais significativos do uso do concreto projetado no Brasil estão a Rodovia dos Imigrantes, em 1970, e túneis do metrô.

    O objetivo deste livro é transmitir ao leitor todo conhecimento prático e teórico que o engenheiro Paulo Fernando A. Silva acumulou ao longo de 16 anos de trabalho em obras do porte da Ferrovia do Aço e túneis da Sabesp, Emurb e Eletropaulo. O autor disseca os conceitos fundamentais para o uso do concreto projetado, analisa suas propriedades quando aditivado por sílica ativa e até sugere um modelo de previsão da resistência do material aos 28 dias, com base nos resultados de 1dia e 7 dias.

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