O crescimento populacional é responsável pelo aumento da demanda de recursos naturais e pela geração de resíduos lançados ao meio ambiente. Disso decorre a chamada crise ambiental, um dos grandes desafios da sociedade contemporânea. É fundamental desenvolver e implantar mecanismos de gerenciamento e controle dos ecossistemas terrestres, principalmente naqueles em que a ação do homem se faz de maneira inadequada, degradando água, solo e ar.
A escassez e a degradação dos recursos naturais da Terra foram indutores de uma nova área do conhecimento - a engenharia ambiental -, voltada para identificar, equacionar e propor soluções para os problemas ambientais. Sendo ainda um campo novo, conta com pouca bibliografia em língua portuguesa.
Introdução à Engenharia Ambiental é fruto de intenso trabalho de um grupo de professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, escrito originalmente para um curso de graduação ministrado para todas as áreas de engenharia dessa faculdade. Considerando que o tema meio ambiente não se restringe somente a profissionais da área técnica, pois envolve também as áreas biológica e humana, o livro foi escrito em linguagem bastante acessível, mantendo porém o rigor técnico necessário à discussão dos temas tratados. É, portanto, um livro que se destina tanto a cursos de graduação em engenharia como a profissionais de outras áreas que desejam obter informações introdutórias sobre o tema do meio ambiente.
Os autores são professores do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária (Poli-USP). Possuem vasta experiência na área ambiental e inúmeros trabalhos científicos e técnicos publicados no Brasil e no exterior.