Anônimos - Impresso

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    O livro conta vasta iconografia, que inclui um ensaio produzido especialmente por Ruy Teixeira em um galpão histórico do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, e mais cerca de 200 imagens, entre editoriais e publicidades publicados em revistas de época e fotografias recentes de peças do período cedidas por galerias parceiras.

    Dividido em três partes, o livro tem início com uma revisão histórica da produção moveleira no Brasil, em texto de Giancarlo Latorraca. Em paralelo ao debate de temas como autoria e reprodutibilidade, Giancarlo e Karen Matsuda contextualizam a inserção local do design moderno e refletem sobre, em que medida, mesmo sendo expressão de um racionalismo global relacionado à simplificação dos modos de morar, ele ganhou, por aqui, características peculiares. Na segunda parte, também assinada por Karen, são repassadas tipologias, características formais e materiais recorrentes da produção em escala que se pretende estabelecer no período, além de suas principais formas de difusão e relação com o público consumidor.

    Com autoria de Jayme Vargas, a terceira parte do livro apresenta móveis de dezenas de experiências produtivas da época, de grandes fábricas com histórias mais acessíveis como a Cimo, a Gelli, o Liceu de Artes e Ofícios e a Celina Decorações, a outras sobre as quais praticamente não há informação disponível, identificadas apenas pelo selo em um móvel ou por um anúncio em revista. Por fim, são reunidos exemplares sem qualquer atribuição de procedência disponível. Anônimas?

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