Em Homo Deus: Uma breve história do amanhã, Yuval Noah Harari examina os caminhos possíveis da humanidade no século XXI. Depois de superar fome, guerra e peste como principais ameaças históricas, o Homo sapiens volta sua atenção para novos projetos: ampliar a longevidade, aumentar suas capacidades cognitivas, biológicas e tecnológicas, e buscar a felicidade por meio da engenharia do próprio corpo e da mente.
Harari analisa como religião, ciência, capitalismo, biotecnologia e inteligência artificial moldam a nova agenda humana. O autor descreve como a espécie tenta se transformar em Homo Deus, almejando poder, longevidade extrema e domínio sobre os algoritmos que já começam a decidir aspectos centrais da vida. Entre utopias e riscos, o livro apresenta reflexões sobre liberdade, consciência, dados, algoritmos e o possível colapso das narrativas que sustentaram o mundo moderno.
Com sua combinação característica de história, filosofia e ciência, Harari oferece uma visão provocativa sobre o futuro da humanidade — e sobre os desafios éticos, políticos e tecnológicos que acompanharão essa transformação.