Esta publicação descreve métodos de campo para determinar a permeabilidade in situ, em solos e maciços com porosidade granular e com porosidade mista, indicados para sondagens perfuradas pelo método wireline. O livro é pioneiro no Brasil ao abordar diretamente a caracterização da permeabilidade de meios porosos durante a perfuração executada pelo método wireline, a maiores profundidades, utilizando obturadores para o isolamento do trecho de ensaio.
Foi escrito por especialistas em geologia de engenharia e hidrogeologia e está organizado em 14 capítulos. Os primeiros 8 capítulos apresentam o escopo, o principal objetivo e as recomendações, assim como um resumo dos métodos de ensaio e a aplicabilidade, confiabilidade e adequabilidade dos resultados obtidos. Citam-se, também, as possíveis interferências nos resultados e os equipamentos, reagentes e materiais necessários para a sua realização, com fotografias ilustrativas.
Um capítulo especial aborda o relevante tema da prevenção em segurança e, na sequência, são apresentadas as técnicas de prevenção e de calibração dos instrumentos. O capítulo 9 detalha e ilustra os procedimentos para a realização dos ensaios, desde a fase de limpeza da perfuração até a execução e, nos capítulos 10 e 11, indicam-se os registros e as observações importantes que devem constar no relatório técnico, necessários para o cálculo da permeabilidade.
Os cálculos da permeabilidade para ensaios a carga constante em zona saturada e não saturada, incluindo suas equações base, ilustrações, planilhas de cálculo e gráficos, são apresentados nos capítulos 12 e 13, respectivamente. Finalmente, o capítulo 14 apresenta a bibliografia recomendada, criteriosamente selecionada para o desenvolvimento da proposta metodológica apresentada.
Com linguagem acessível e conteúdo técnico rigoroso, o livro orienta profissionais envolvidos na caracterização hidrogeotécnica de meios porosos, oferecendo explicações claras, ilustradas e recursos práticos.