Oceanografia por satélites foi escrito por um grupo experiente de oceanógrafos brasileiros e estrangeiros. Descreve as novas tecnologias empregadas para o estudo do meio ambiente marinho a partir de dados de sensoriamento remoto e as vantagens e limitações dessas tecnologias comparadas a técnicas mais convencionais de observação dos oceanos.
O livro é extremamente importante por ser uma revisão atualizada de como os dados de sensoriamento remoto estão impulsionando as ciências marinhas e mudando as perspectivas atuais da Oceanografia. Aplicações incluem o estudo de variáveis físicas que controlam o clima e o tempo marinhos, correntes, ondas, ventos, fitoplâncton, pesca, óleo no mar e muitas outras.
O público em geral está começando a procurar informação sobre o oceano, da mesma forma que confere a previsão do tempo. Por que não fornecer mapas da temperatura do oceano, localização de vórtices, previsão de blooms de fitoplâncton e o perigo potencial de certas algas afetarem ambientes ou resorts costeiros, ou ainda a previsão das praias que terão as melhores ondas para o surf? Para os usuários deste tipo de dado, sejam cientistas ou leigos, Oceanografia por satélites é a base para o entendimento das capacidades e limitações do sensoriamento remoto dos oceanos.
ERRATA
A seção 15.3 do Cap. 15 Detecção de hidrocarbonetos na superfície do mar por sensoriamento remoto apresenta cinco parágrafos extraídos de documento, cuja fonte foi omitida:
BENTZ, M.C. Avaliação de atributos, classes e padrões para a detecção de ocorrências ambientais em áreas costeiras e oceânicas, com imagens de radares orbitais. Dissertação (Doutorado) não publicada - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de pós-graduação em Engenharia, Rio de Janeiro, 2004.