O sucesso de uma obra de fundações e contenções depende de três fatores: projeto, materiais e execução. Torna-se, portanto, muito importante conhecer os itens que devem ser controlados em cada uma dessas etapas, para que a obra não apresente patologias como deformações e até mesmo rupturas durante e após a sua conclusão.
Qualquer erro nessa importante etapa da obra terá como consequências a necessidade da execução de reforços e recuperação estruturais que geram, invariavelmente, custos diretos e indiretos elevadíssimos, desde a contratação de mão de obra especializada até ações judiciais de caráter imensurável.
Esse trabalho expõe de maneira prática os itens que devem ser controlados desde a fase de projeto e levantamento de campo até a conclusão das obras de infraestrutura da edificação. Ele foi idealizado para engenheiros civis e arquitetos que estejam envolvidos em obras de fundações e contenções, e querem aplicar um eficiente controle de qualidade para essa etapa da obra.
Nele, o leitor terá acesso aos conceitos teóricos e check-lists dos tópicos a serem verificados nas várias etapas, bem como um resumo das patologias, suas causas e providências que devem ser tomadas para a eliminação dos erros mais comuns que ocorrem nesse tipo de obra.