Economia espacial - Impresso

Disponível em:
    O leitor tem o direito de saber por que um autor decidiu reunir em volume ensaios escritos em datas diferentes e sem a intenção de produzir um livro. A solução mais freqüente, beirando o "facilismo", é dizer que os estudos em questão guardam entre si um elo único. Essa ligação autorizaria a aceitá-los como um conjunto em que se verá que a idéia de um homem sobre algumas questões evolui e produz resultados que podem denunciar um progresso ou uma regressão, embora para o autor constituam o desenvolvimento de uma tese coerente.

    No caso presente, foram reunidos estudos que datam de 1970 a 1977, escritos em circunstâncias e países diferentes e relatando experiências diversas. Todos, porém, são voltados à problemática do espaço considerado como objeto de teorização ou de planejamento.

    O fato de haver presenciado como diversas formas de ação social e política levam a resultados e perspectivas diferentes fez com que Milton Santos ficasse convencido da impropriedade de teorias tais como as que ele critica neste volume. Essas teorias, postas ao serviço exclusivo do capital e sobretudo do capital internacional, mostraram-se, segundo ele, indiferentes à sorte da grande maioria das coletividades nacionais do Terceiro Mun¬do. Por isso, e urgentemente, estariam a reclamar alternativas válidas, fundadas nas especificidades desses países e preocupadas em atribuir à maioria das populações interessada naqueles bens, serviços e valores que restituem a cada homem a possibilidade de viver dignamente. É o que Milton Santos se propôs a fazer ao reunir estes ensaios em um único volume.

    Por: R$ 42,00

    Preço a vista: R$ 42,00

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Comprar
    Ver mais detalhes