Manual de descrição e coleta de solo no campo - 7 ª ed. - Impresso

Disponível em:
    Lançado em 1963, o Manual de Descrição e Coleta de Solo no Campo esteve no dia a dia de gerações de profissionais pedólogos, geógrafos, professores, estudantes, etc. -, que lidam com levantamento e interpretação de solo. Trata se de obra de referência na padronização de descrições e orientações para coleta, identificação e classificação de solos. Nesta 7ª edição, procurou se complementar e ilustrar alguns aspectos da descrição e coleta de solos visando à sua atualização e maior abrangência, mantendo, porém, sua estrutura original.
    Para tanto, foram valiosas as contribuições recebidas pelos autores ou levantadas por ocasião de eventos promovidos pela SBCS e Embrapa Solos, com destaque para as Reuniões de Classificação e Correlação de Solos (“RCC”).

    O Manual constitui documento oficial da SBCS no que diz respeito à definição e normatização das características morfológicas normalmente utilizadas na descrição e coleta de perfis de solos no campo.

    Embora seja útil para diversos fins, seu objetivo principal é a uniformização da linguagem empregada na metodologia de campo para a descrição de perfis, com destaque para aqueles descritos e coletados nos trabalhos de levantamentos pedológicos.

    É, portanto, fruto do trabalho e da experiência de pedólogos de diversas instituições que trabalham ou trabalharam em levantamentos pedológicos, no ensino de solos e que vêm tentando melhorar conceitos e padronizar a linguagem pedológica ao longo dos anos no país.

    A SBCS é grata a todos que contribuíram para que esta obra chegasse onde chegou e espera novas sugestões para seu aprimoramento.

    Esperamos que esta edição venha ao encontro dos anseios de toda a comunidade que lida com a descrição de solos no campo ou que dela se utiliza para fins didáticos.

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Ver mais detalhes