Biogeografia: dinâmicas e transformações da natureza

Disponível em:
    Uma das áreas de conhecimento mais fascinantes, Biogeografia trata da relação entre seres vivos, sociedade e os diferentes elementos das paisagens, suas dinâmicas e transformações ao longo do tempo. A sólida base teórica e metodológica aliada a vívidas ilustrações, fotografias e gráficos explicativos absorverão o leitor.

    O livro aborda numa linguagem didática os conceitos de distribuição de espécies, extinção e conservação da biodiversidade, dinâmica das populações, Biogeografia Cultural e biomas da superfície terrestre. A obra apresenta a aplicação desses conceitos por meio de diversos exemplos, do Brasil e do mundo, além de quadros com relatos sobre a relação da fauna com o acidente radioativo de Chernobyl, a ameaça à biodiversidade em Madagascar ou o impacto ecológico das estradas, entre outros importantes e dramáticos exemplos.

    Com essa abordagem, Biogeografia preenche uma importante lacuna na bibliografia nacional, avançando alguns passos na construção de uma Biogeografia Brasileira. Serve como referência para estudantes e profissionais de Geografia, Biologia, Agronomia e Ecologia e abre os horizontes ao público amplo.

    Adriano Figueiró graduou-se em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e obteve Mestrado em Utilização e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Planejamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Geoconservação pela Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é professor Associado da UFSM, onde orienta alunos de graduação e pós-graduação dentro do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da Água (Pangea), e coordena o Laboratório de Geoecologia e Educação Ambiental (Laged).

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)