Escolas sustentáveis

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    A proposta deste livro é mostrar uma trajetória realista das escolas sustentáveis. Como desenvolver projetos coletivos transformadores se os tempos de reunião pedagógica são tão curtos e as pautas tão extensas? Como pensar em um trabalho extracurricular com alunos se os educadores acabam seu turno numa escola e tem que sair imediatamente para começar seu trabalho em outra unidade? Como fortalecer os laços com a comunidade se as reuniões de pais e mães estão sempre esvaziadas? Todos estes desafios foram enfrentados pelo Instituto Estre em seus projetos com escolas e, embora este livro não apresente uma solução mágica, ele foi elaborado como uma troca de experiências – caminho fundamental para a construção do conhecimento.

    O termo escolas sustentáveis está associado a escolas que praticam a educação ambiental de maneira consistente, com base em um projeto político-pedagógico (PPP), e muitas estratégias diferentes podem ser desenhadas nesse sentido. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Estre seguem uma metodologia que parte de quatro frentes: currículo escolar, edificações, gestão e relacionamento com a comunidade.

    O livro discute esses conceitos e apresenta ações desenvolvidas parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba e com Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Formas de organização, planejamentos e cronogramas, aulas abertas, coletivos da escola, oficinas de cocriação e diversas outras práticas são descritas e analisadas pelos autores. A obra se encerra com uma importante reflexão sobre escolas sustentáveis e políticas públicas.

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