Gestão de reservatórios de hidrelétricas

Disponível em:
    Gestão de Reservatórios de Hidrelétricas reúne especialistas de diversas áreas para tratar de forma multidisciplinar da gestão, do encaminhamento e monitoramento de reservatórios, com o objetivo de preservar seu potencial hidráulico, limitar os impactos naturais e antrópicos, regular seu uso e ocupação e fundamentar programas ambientais.

    Esta importante obra de referência para profissionais de gestão, regulação, técnicos e pesquisadores envolvidos na regulação e gestão de reservatórios de hidrelétricas foi escrita por dez experientes profissionais e acadêmicos na área, abordando, entre outros, os seguintes tópicos:

    • Energia e desenvolvimento

    • O potencial hidráulico da União gerido como recurso renovável

    • Benefícios socioambientais de empreendimentos de geração de hidroeletricidade

    • Medidas corretivas à erosão e desertificação: exemplo de Gilbués – PI

    • Monitoramento e Modelagem em Reservatórios

    • Plano de Gestão Sociopatrimonial de Reservatórios Hidrelétricos

    • Políticas de Pesca e Aquicultura para a UHE de Belo Monte

    • Recuperação Florestal de Margens de Reservatórios

    • Aplicação de Geoindicadores para Avaliar os Impactos Sociais e Econômicos do Ordenamento Territorial nos Reservatórios de Hidrelétricas Brasileiras

    • Desafios na Gestão de Reservatórios de hidrelétricas no Brasil

    Repleto de exemplos práticos e discussões embasadas na experiência profissional e acadêmica dos autores.


    Fernando Campagnoli: graduado em Geologia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Geociências pelo Instituto de Geociências da USP, doutorado em Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos pela Escola Politécnica da USP e pós-doutorado pelo Instituto Internacional de Ecologia. Atualmente é Especialista em Regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Diretor de Produtos do Sistema de Proteção da Amazônia do Ministério da Defesa, onde desenvolve programas e projetos em políticas públicas territoriais, por meio de geoindicadores, na Amazônia Legal e na gestão de reservatórios de hidrelétricas no Brasil.

    Noris Costa Diniz: graduado em Geologia pela USP, mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e doutorado em informação espacial - engenharia civil na EPUSP. Tem experiência nas áreas de Geologia de Engenharia e Gestão do Conhecimento, com ênfase em Geologia aplicada ao meio ambiente, obras civis (barragens, viárias, túneis) e mineração. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília (UnB), coordenadora da Comissão de Meio Ambiente do CBDB e representante brasileira do CBDB no ICOLD – Environmental Committee.

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)