Projecto de estruturas de madeira - Impresso

Disponível em:
    Com o advento do betão armado e, sobretudo, da pré-fabricação de vigotas pré-esforçadas para pavimentos ligeiros, a madeira, material tradicional na construção de pavimentos e coberturas até ao início do século XX, quase deixou de ser utilizada como material estrutural em Portugal. Esse abandono foi acompanhado da perda de conhecimento das características do material pelos técnicos envolvidos em projecto. Assim, no limite, a madeira caiu em desuso porque, pura e simplesmente, a generalidade dos engenheiros deixou de saber dimensionar com esse material. A falta de regulamentação e normalização técnicas para estruturas de madeira e a inexistência de uma indústria nacional relevante, nesse domínio particular, mais contribuíram para esse estado de coisas.

    O lançamento do programa dos Eurocódigos Estruturais, no final dos anos 80, e a visibilidade conferida por algumas grandes realizações - nomeadamente o Pavilhão da Utopia (hoje Atlântico) na Expo 98 - fizeram renascer o interesse por este nobre material e a apetência pela sua utilização em estruturas, pelo que urge proporcionar à comunidade técnica a informação necessária para esse efeito.

    Este livro surge com esse objectivo e, sendo o primeiro do seu género editado em Portugal, privilegia o estudo do material numa perspectiva mecânica, mais do interesse da engenharia de estruturas, em detrimento de outros aspectos menos relevantes para esse fim, como o comportamento térmico e acústico, a durabilidade, a reacção e resistência ao fogo e as características químicas e biológicas. Espera-se que estes aspectos venham a ser objecto de uma obra de continuidade, no futuro.

    Por: R$ 325,00X de no cartão

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Comprar
    Ver mais detalhes