Solos e agroecologia - Vol. 4 - Impresso

Disponível em:
    Elaborada por meio de parceria entre a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Coleção Transição Agroecológica tem como objetivo divulgar conhecimentos e ampliar as reflexões sobre a agroecologia e sua relação com diversas temáticas, bem como contribuir para ampliar o número de pessoas comprometidas com a transição agroecológica.

    Neste quarto volume, cujo tema central são os solos e a agroecologia, a ABA pretende contribuir para a compreensão dos solos como geradores de vida e provenientes da vida, ao contrário do entendimento adotado por alguns, que consideram os solos como um suporte físico para as plantas e um contêiner no qual se colocam corretivos e fertilizantes destinados a nutrir as plantas cultivadas.Tais pensamentos orientam manejos que matam os solos e levam à insustentabilidade dos agroecossistemas.

    Para que os agroecossistemas sejam sustentáveis, é preciso priorizar formas de uso e de manejo que compreendam os solos como organismos vivos e estimulem os organismos que nele vivem. A produtividade do ecossistema depende da manutenção da diversidade vegetal, que fornece as condições necessárias para a diversidade biológica nos solos. Para isso, é importante utilizar sistemas diversos, nos quais as espécies vegetais cubram os solos, protegendo-os do sol intenso e da força das gotas de chuvas; e, com seus sistemas radiculares diversos, explorem seus diferentes volumes. Junto ao sistema radicular, desenvolvem-se microrganismos que exercem inúmeras funções nos solos, entre as quais a de aumentar a disponibilidade de nutrientes e formar sua estrutura.

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Ver mais detalhes