Cuidados com as edificações - Impresso

Disponível em:
    A finalidade desta obra é transmitir informações e orientações sobre a necessidade de manutenção sistemática em condomínios residenciais verticais e horizontais, empreendimentos comerciais, prédios públicos e qualquer outra edificação, estabelecendo as condições de desempenho quanto à segurança, durabilidade, conforto e garantia das edificações.

    A manutenção, seja ela preditiva, preventiva ou corretiva, trata de intervenção na edificação e em seus sistemas, elementos ou componentes
    constituintes, que não seja caracterizada como reforma ou modernização, pois visam estritamente manter as condições existentes, sem mudança de função visando garantir suas melhores condições de habitabilidade e segurança.

    A realização da manutenção, quando interferir nos sistemas ou na segurança da edificação, deve ser acompanhada por profissional habilitado (engenheiro civil, eletricista, mecânico, químico ou arquiteto) e atender à legislação e normalização técnica, bem como ter sua aprovação nos órgãos pertinentes.
    Nesta obra estão abordados os sintomas, causas e correções das principais falhas, erros e desconformidades nos prédios, considerando sua idade no que tange à perda da capacidade natural da função, por ultrapassar o prazo de validade do sistema e/ou pela falta de manutenção e/ou, ainda, pelo mau uso dos sistemas funcionais, seja pelos usuários, seja por terceiros.

    A experiência profissional dos autores, engenheiros e arquitetos das mais variadas especialidades, em vários tipos de empreendimentos, mostra que, muitas vezes, pequenas providências, pequenas ações dos gestores de uma edificação podem fazer a diferença na qualidade, no custo e na segurança do uso e manutenção daquele ativo que está sob sua responsabilidade.

    As normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são norteadoras das ações desses profissionais, que atuam no apoio à gestão de empreendimentos, através da ação direta de manutenção e na elaboração de manuais, especificações, inclusive participando da elaboração das próprias normas técnicas. Ressalte-se a importante norma NBR 16747:2020 - Inspeção Predial: Diretrizes, Conceitos, Terminologia e Procedimento, que regulamenta a Inspeção Predial.

    Um edifício bem administrado tende a possuir menos defeitos e raras manifestações patológicas, o que implica, também, numa relação mais harmoniosa entre os usuários, moradores, funcionários, terceirizados e afins, assim como menores custos operacionais e maior segurança.

    Por: R$ 198,00X de no cartão

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Comprar
    Ver mais detalhes