A dialética da agroecologia - Impresso

Disponível em:
    A agroecologia como forma de agricultura e como é entendida neste livro, retoma as concepções agronômicas pré-revolução verde. Apropria-se dos imensos progressos da ciência e da tecnologia dos últimos 50 anos, que se conformam em técnicas que incorporam as questões sociais, políticas, ambientais, culturais, energéticas e éticas tendo sempre presente a escala planetária. Esta é a agricultura – vegetal e animal – para os novos tempos e a qual dispõe de saberes, desde os ancestrais aos atuais e que são discutidos neste livro.

    A contestação da agronomia de Liebig; a inconveniência dos agrotóxicos e transgênicos; a análise dos pilares científicos da agroecologia – trofobiose, ciclo etileno no solo e transmutação dos elementos à baixa energia; a dispensa de fertilizantes e agrotóxicos; a lei da fertilidade crescente dos solos; a importância crítica da biodiversidade; a descrição de experiências de vários países são temas, além de outros, abordados sob a ótica que os autores definem como a favor da vida.
    “Entendemos a dificuldade dos profissionais, produtores e pesquisadores em assimilarem a agroecologia como aqui é tratada, isto é, como uma conduta que se contrapõe frontalmente à agricultura industrial. Afinal, nos últimos 50 anos, o ensino, a pesquisa e a extensão agrícolas e, principalmente a mídia, não trataram do assunto que não fosse um panegírico da agricultura industrial, onde a devoção à revolução verde foi uma constante”.

    Não se modifica facilmente uma ideologia difundida pertinazmente durante meio século. Entretanto a realidade criada por esse modelo tem gerado tanta desgraça, tanto infortúnio, tantos insucessos, tantos problemas enfim, que se impõe uma nova reflexão, até porque “um novo modelo é possível”!

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Ver mais detalhes