Avaliação do potencial de contaminação por herbicidas - Impresso

Disponível em:
    O 2,4-D é um dos herbicidas mais usados no mundo, sendo empregado no controle de ervas dicotiledônias em diversas plantações. Em pequenas doses pode ser empregado como hormônio de crescimento de alguns vegetais, porém foi largamente usado como agente desfolhante junto com 2,4,5-T e MCPA no chamado "agente laranja".

    Neste texto são apresentadas as propriedades, efeitos, legislação e sua dinâmica no ambiente, destacando-se os compartimentos ambientais das águas e solos. Foi desenvolvido um método para extração e determinação simultâneas do 2,4-D e do seu principal produto de transformação, o 2,4-diclorofenol (2,4-DCF), em amostras de solo e água.

    Estudou-se ainda a adsorção às partículas do solo e à matéria orgânica natural presente em rios. A degradação do composto foi estudada, aplicando-se como campo de estudo uma área de cultivo de eucaliptos, não sendo observada a presença dos compostos a partir do 30º dia da aplicação do herbicida.

    Este composto apresentou grande mobilidade no solo estudado. Mesmo com certa facilidade na sua degradação, a mobilidade do herbicida no solo pode sugerir alguma tendência de ser transportado desse compartimento para as águas subterrâneas, contaminando os reservatórios.

    Por: R$ 33,00

    Preço a vista: R$ 33,00

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Comprar
    Ver mais detalhes