Planejamento de experimentos com espécies florestais - Impresso

Disponível em:
    Apesar dos avanços científicos e tecnológicos da silvicultura brasileira, ainda há carência de informações sobre a ecologia e a silvicultura de muitas espécies florestais arbóreas nativas e exóticas com potencial de utilização madeireiro e não madeireiro. Além disso, em muitos casos há empirismo na aplicação de práticas silviculturais, na escolha de locais e de genótipos apropriados e no monitoramento do crescimento e produção dos povoamentos florestais.

    Isso demonstra a necessidade de pesquisas com resultados confiáveis e com nível científico desejado sobre essas espécies, de modo que as informações das variáveis estudadas sejam provenientes de experimentos panejados, consistentes e analisadas por meio de métodos estatísticos adequados. Nesse contexto, a presente obra visa propor metodologias com diretrizes para auxiliar o engenheiro florestal e o silvicultor no planejamento de experimentos a campo com espécies florestais, envolvendo teste de procedências, espaçamentos, controle da matocompetição, preparo do solo, fertilização, desrama e desbaste.

    Esta obra destina-se ao público vinculado à área florestal, como professores, pesquisadores, extensionistas, estudantes, engenheiros florestais, técnicos florestais, profissionais de ciências agrárias e afins, empresários florestais e silvicultores.

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Ver mais detalhes