Desenhando São Paulo: mapas e literatura 1877-1954 - Impresso

Disponível em:
    Nas páginas deste livro se entrelaçam a construção da cidade de São Paulo e a voz de escritores, compositores e poetas que por ela fo- ram tocados. Plantas, planos, mapas e desenhos se abrem para mos- trar como a cidade foi se estruturando, enquanto desfilam textos que traduzem uma época, e nos fazem perceber o espírito com que esse espaço foi sendo idealizado.

    Prefaciado pelo historiador Ulpiano T. Bezerra de Meneses, Dese nhando São Paulo: mapas e literatura (1877-1954), de Maria Lúcia Perrone Passos e Teresa Emídio, poderia ser apreciado, como ele su- gere, como um álbum de família, o lugar da memória, o lugar do senti- do elaborado a partir do reconhecimento de uma identidade comum.

    "O que interessa [...] é procurar entender, na mudança, o que fica. A cartografia de São Paulo registra, por certo, as marcas inexoráveis da passagem do tempo e as substituições que são inerentes ao cres- cimento urbano. Mas, como no álbum de família, o torvelinho das diferenças ganha ordem e sentido."

    O Senac São Paulo e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo trazem para historiadores, cartógrafos, geógrafos, arqueólogos, ur- banistas, profissionais das letras, cientistas sociais e professores um importante livro. Livro que irá atrair todos os interessados em conhe- cer como se deu a formação de nossa identidade, por onde se iniciou o traçado geográfico, sociopolitico e cultural da cidade de São Paulo.

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Ver mais detalhes