Manual de geografia urbana - Impresso

Disponível em:
    Duas considerações iniciais são importantes quando se fala do Manual de Geografia Urbana. A primeira concerne ao seu valor historiográfico, considerando os mais de vinte anos que nos separam de sua primeira edição. Este livro constitui, assim, um marco da Geografia Urbana no Brasil, especialmente na Bahia, onde Milton Santos constituiu um importante grupo de pesquisas na área. A segunda consideração diz respeito ao fato de a obra veicular uma perspectiva conceitual e metodológica que marca sua vasta produção intelectual.

    Independentemente dos dados estatísticos (mantidos da edição inicial), as análises, produzidas na década de 1980, permitem compreender os processos de crescimento urbano, cujas conseqüências o autor já antevia. Desse modo, temas como crescimento populacional de urbes industrializadas e não-industrializadas, suas estruturas sociais, migrações, seu crescimento econômico, bem como a "morfologia do tecido urbano", entre outros, são tratados com a acuidade analítica que caracteriza o autor.

    O tecido urbano é visto aqui como lugar de confrontos, espaço propício à demagogia do Estado frente a setores sociais vulneráveis. Mas o crivo analítico de Milton Santos prenuncia que, nesse caso, "o feitiço, como é de regra, pode voltar-se contra o feiticeiro, em vez de favorecê-lo". Está aí posta, em semente, o que constituiria seu futuro conceito de período popular da história.

    Por: R$ 44,00

    Preço a vista: R$ 44,00

    À vista por
    (-3% no depósito ou PIX)

    Comprar
    Ver mais detalhes