Engenharia Civil: Projeto Estrutural

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Chama-se de estrutura um conjunto de elementos resistentes de uma construção. Esse conjunto deve ser estável e capaz de receber solicitações externas e transmiti- -las aos apoios (caminhamento das cargas), mantendo seu equilíbrio estático.

Esse conjunto de partes ou componentes, organizado de forma ordenada, deve cumprir funções como vencer vãos (conforme acontece com pontes e viadutos), preencher espaços (em edifícios, por exemplo) ou conter empuxos (como nos muros de arrimo, tanques ou silos).

A estrutura deve cumprir a função a que está destinada com um grau razoável de segurança, de maneira que tenha um comportamento adequado nas condições normais de serviço. Além disso, deve satisfazer outros requisitos, tais como manter o custo dentro de limites econômicos e satisfazer determinadas exigências estéticas.

Duas etapas importantes devem ser observadas no desenvolvimento de um projeto estrutural:

a] A definição do sistema estrutural:

  • identificação do tipo de estrutura ou do elemento estrutural;
  • separação de cada elemento estrutural identificado;
  • substituição dos contornos pelos vínculos;
  • indicação dos diversos carregamentos atuantes.

b] Verificações nos estados-limites, dimensionamento e detalhamento:

  • cálculo das reações;
  • cálculo dos esforços solicitantes (máximos e mínimos quando necessário);
  • elaboração dos diagramas;
  • cálculo das armaduras para os esforços máximos;
  • comparação das tensões atuantes com as tensões resistentes;
  • detalhamento das armaduras;
  • verificação das deformações e das aberturas de fissuras.

Examinando a sequência citada anteriormente, fica evidente a complexidade de um projeto estrutural. Essa complexidade exige do projetista estrutural uma série de questionamentos, entre eles: o que se pode considerar como segurança razoável ou como resistência adequada? Que requisitos devem satisfazer uma estrutura para que seu comportamento seja considerado satisfatório em condições de serviço? O que é custo aceitável? Que vida útil deve ser prevista? A estrutura é esteticamente aceitável?

Tudo a ver

capa_elementos de concretoPara saber mais sobre a análise estrutural, ações e seguranças nas estruturas entre outros tópicos, adquira nosso lançamento Elementos das Fundações em Concreto. O engenheiro e professor João Carlos de Campos detalha e exemplifica nesta obra os cálculos estruturais, e também discute as características e as aplicações de fundações em concreto armado.

Cálculos e equações são um dos pontos fortes, o autor explica as fórmulas com base em imagens detalhadas, gráficos e informações,

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.