A função da soja como alimento funcional

Tendência entre os alimentos com benefícios terapêuticos, a soja pode ajudar na prevenção de tumores nas mulheres

(Foto: Divulgação)

 

A relação dos brasileiros com os alimentos funcionais mudou. Embora ainda falte certa conscientização, as pessoas têm lido e pesquisado mais sobre os benefícios que esses alimentos podem trazer à saúde. Antes, falava-se em alimentos funcionais e ninguém sabia o que era. Hoje muita gente sabe que além de nutrir, eles ajudam na prevenção de doenças.

Sentimos que o consumidor tem outra atitude. Atualmente, as pessoas preferem gastar em alimentos saudáveis ao invés de remédios. Elas querem viver mais, com qualidade de vida, se possível livre de doenças como Alzheimer, Parkinson, diabetes, depressão, etc.”, relata a Dra. Jocelem Salgado, professora titular de Nutrição do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq-USP.

Em meio a tantos alimentos funcionais, a soja desponta como tendência, porém é necessário utilizá-la de maneira correta para obter o melhor efeito que ela possa proporcionar. E para começar, toda atenção ao rótulo é indispensável.

O mais importante é olhar no rótulo e saber quanto tem de proteína. Não adianta você pegar um leite de soja que é feito com extrato de soja e que tem 0,6g de proteína por copo, pois é muito baixo. Temos que ser inteligentes e sempre olhar os rótulos na ordem decrescente. O primeiro que aparece é sempre o que tem mais no produto que você está comprando”, conta ela.

Valor proteico é o segredo

Para extrair o melhor da soja, é recomendado usar o concentrado proteico de soja e a proteína texturizada de soja. Se você tiver um isolado proteico, melhor ainda, já que tem 92% de proteína, flavonas, genisteínas, entre outras. A proteína é importante, porque o composto bioativo está junto com a proteína. Óleo de soja não tem nada, tofu não tem nada, shoyu não tem nada. Compre um produto com alto valor de proteína de soja e você estará garantindo um efeito benéfico para sua saúde, principalmente por conta das isoflavonas”, explica a Dra. Jocelem Salgado.

Prevenção de tumores

O consumo da soja é super-recomendado para as mulheres. Além de útil para a mulher antes da menopausa, o alimento pode auxiliar na prevenção de tumores.

As mulheres correm o risco de desenvolver tumores devido à grande produção de estrogênio. A soja possui componentes que desempenham o mesmo papel do estrogênio no organismo e combate o risco do excesso gerar um tumor”, afirma Jocelem.

Tudo a ver

Já está disponível no lojão da Oficina de Textos o livro Alimentos Funcionais, da Dra. Jocelem Salgado, que traz informações e análises inéditas, além de apresentar uma temática inovadora que analisa os principais grupos de alimentos funcionais e de qual forma ajudam a prevenir doenças. A doutora trata ainda da química e síntese desses compostos, principais fontes de obtenção, metabolismo e mecanismos de ação.

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.