Agricultura e Recursos Florestais

A importância do agronegócio brasileiro

Oficina de Textos tem mais de 500 títulos do setor que mais cresce no país

Getúlio Vargas, durante o seu governo, disse: “ O Brasil é o celeiro do mundo”. O político não estava errado e a frase acabou se espalhando pelo mundo. Desde 2010, somos o terceiro maior produtor e exportador agrícola do mundo. Estamos atrás apenas dos Estados Unidos e da União Européia e o nosso diferencial é que ainda temos potencial de crescimento.  

A China importa cada vez mais a nossa soja brasileira e a União Europeia aparece como o segundo maior parceiro comercial. Milho, pecuária, café, suínos, aves e frutas são alguns dos destaques. 

Mas nem só de exportação vive o país, a agricultura familiar ajuda a alimentar o mercado interno. A Organização das Nações Unidas- ONU, estima que 80% de toda a comida do planeta venha deste tipo de produção. E temos muitos produtores, o Censo Agropecuário de 2017 identificou 5,07 milhões de estabelecimentos rurais. 

E o que isso representa para a economia? De acordo com o Ministério da Agricultura, a soma de bens e serviços gerados pelo setor ultrapassa os 30% do Produto Interno Bruto- PIB.  A estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA é que, neste ano, o resultado do agronegócio pode ser até 5% maior. 

É importante salientar também que o agronegócio é fonte de renda e gera empregos. Em plena pandemia, em 2020, foi o setor que mais apresentou oportunidades. 

Mas como alcançamos estes resultados e esse espaço na produção mundial? Além de termos área e solo fértil nas cinco regiões do país, somos referência também em tecnologia e pesquisa, o que ajuda, a cada safra, o aumento de produtividade em diversas culturas.

Tudo isso mostra que a agropecuária é um importante setor de estudos e negócios. A Oficina de Textos sabe que a leitura além de conhecimento desenvolve habilidades e por isso investe no tema.

É preciso cada vez mais investir em qualificação e informação. Temos mais de 500 títulos ligados ao agronegócio. Leitura fundamental para pesquisadores, professores, alunos, agrônomos, extensionistas rurais, gestores e diversos profissionais da área.

Nas próximas publicações, vamos explorar alguns dos nossos títulos, mas já podemos adiantar que agora em março temos um lançamento: Soja: do plantio à colheita. Em breve você vai acompanhar uma entrevista com um dos autores, mostrando um pouco da história da oleaginosa e todos os caminhos da cadeia produtiva, desde o preparo do solo e plantio, época de semeadura e população de plantas, adubação, rotação e sucessão, irrigação e colheita

O livro está com preço promocional até o dia 05/04

Você pode comprar no nosso site ou direto na nossa livraria física que está de portas abertas na capital paulista (endereço abaixo). Venha  nos fazer uma visita. 

Temos também uma promoção especial, o sorteio de um livro, que você escolhe no nosso site. Inscrições até o dia 22/04. Faça o seu cadastro e concorra. https://bit.ly/Sorteio-Reinauguracao

Rua Cubatão, 798 – 04013-003

Vila Mariana – São Paulo/SP – Brasil

  +55 (11) 3085-7933 –

  ofitexto@ofitexto.com.br

  www.ofitexto.com.brwww.lojaofitexto.com.br

Para saber mais