Agricultura e Recursos Florestais

A importância do agronegócio no Brasil

Oficina de Textos tem mais de 500 títulos do setor de agronegócio no Brasil, que já é o que mais cresce no país.

Getúlio Vargas, durante o seu governo, disse: “ O Brasil é o celeiro do mundo”. O político não estava errado e a frase acabou se espalhando pelo mundo. Desde 2010, somos o terceiro maior produtor e exportador agrícola do mundo. Estamos atrás apenas dos Estados Unidos e da União Européia e o nosso diferencial é que ainda temos potencial de crescimento. 

A China importa cada vez mais a nossa soja brasileira e a União Europeia aparece como o segundo maior parceiro comercial. Milho, pecuária, café, suínos, aves e frutas são alguns dos destaques.

Mas nem só de exportação vive o país, a agricultura familiar ajuda a alimentar o mercado interno. A Organização das Nações Unidas- ONU, estima que 80% de toda a comida do planeta venha deste tipo de produção. E temos muitos produtores, o Censo Agropecuário de 2017 identificou 5,07 milhões de estabelecimentos rurais. 

E o que isso representa para a economia? De acordo com o Ministério da Agricultura, a soma de bens e serviços gerados pelo setor ultrapassa os 30% do Produto Interno Bruto- PIB.  A estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA é que, neste ano, o resultado do agronegócio pode ser até 5% maior. 

É importante salientar também que o agronegócio é fonte de renda e gera empregos. Em plena pandemia, em 2020, foi o setor que mais apresentou oportunidades.

agronegócio no brasil

Mas como alcançamos estes resultados e esse espaço na produção mundial? Além de termos área e solo fértil nas cinco regiões do país, somos referência também em tecnologia e pesquisa, o que ajuda, a cada safra, o aumento de produtividade em diversas culturas. 

Tudo isso mostra que a agropecuária é um importante setor de estudos e negócios. A Oficina de Textos sabe que a leitura além de conhecimento desenvolve habilidades e por isso investe no tema.

É preciso cada vez mais investir em qualificação e informação. Temos mais de 500 títulos ligados ao agronegócio no Brasil. Leitura fundamental para pesquisadores, professores, alunos, agrônomos, extensionistas rurais, gestores e diversos profissionais da área.

Para conhecer as obras publicadas pela Oficina de Textos, clique aqui.