Agricultura e Recursos Florestais

Alimentos e Nutrição

Agricultura digital: segunda edição em pré-venda na Ofitexto

Obra pioneira na literatura relacionada ao campo da agronomia, a segunda edição de Agricultura digital está em pré-venda promocional na livraria técnica Ofitexto. Sob a organização de Aluízio Borém, Daniel Marçal de Queiroz, Domingos Sárvio M. Valente e Francisco de Assis de Carvalho Pinto, o livro tem o objetivo de apresentar os avanços da tecnologia e as infinitas possibilidades que estes oferecem ao setor.

Robô de monitoramento percorrendo uma plantação de milho.
Robô navegando sobre dossel de milho. Foto: Steve Long (CC BY 2.0, https://flic.kr/p/Ef31ia)

O livro aborda o uso das novas tecnologias, como os drones que se utilizam de sensores remotos (LiDAR), o processamento de dados e a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), e apresenta de que forma essas novidades podem representar uma chamada Nova Revolução Verde para a agricultura.

Agricultura digital anuncia uma nova Revolução Verde

Para Aluízio Borém, um dos organizadores de Agricultura Digital, a transformação pela qual a agricultura tem passado, com o objetivo principal de atender às demandas da população mundial por alimentos, representa o que tem se chamado de Nova Revolução Verde.

O engenheiro agrônomo explica que, ao longo da história da agricultura, esta passou por quatro fases facilmente identificáveis: 

  • Agricultura rudimentar ou 1.0;
  • Agricultura mais tecnificada ou 2.0;
  • Agricultura 3.0, com aplicação de técnicas de melhoramento;
  • Agricultura digital ou 4.0. 

Esta última fase, que começa a despontar com o maior uso de produtos biológicos e a inclusão de novas espécies nas lavouras, vem acompanhada da adoção da tecnologia da informação pelas indústrias, que promoveu uma modernização nos processos. 

O uso de mecanismos de monitoramento, como drones, robôs, radares e sensores remotos, que tem sido adotado pelas indústrias agrícolas criou novas formas de organizar a produção e otimizar as operações, a fim de oferecer meios mais eficazes para atender às demandas dos consumidores.

Dispositivo da agricultura digital que contém câmera de monitoramento parado diante de lavoura de milho.
Robô navegando sobre dossel de milho. Foto: Steve Long (CC BY 2.0, https://flic.kr/p/Ef31ia)

Agricultura digital aborda o uso das novas tecnologias e os conceitos básicos da aplicação das geotecnologias e do geoprocessamento no campo. 

Nova edição de Agricultura digital chega à Ofitexto em janeiro

Publicado pela primeira vez em 2020, Agricultura digital é uma obra inédita na área da agricultura chega à segunda edição em nova casa editorial com conteúdo atualizado no próximo mês de janeiro.

O livro é dividido em 17 capítulos que abordam de forma detalhada as evoluções mais recentes das tecnologias de processamento e transmissão de dados, monitoramento e inteligência artificial voltadas para a otimização dos processos agrícolas. 

Totalmente ilustrado, com a presença de tabelas, mapas e gráficos que contribuem para a compreensão do material apresentado, Agricultura digital se propõe a ser um guia completo sobre as mais recentes e constantes transformações em curso no campo e suas implicações na produção, coleta e análise de dados e na otimização de processos agrícolas.

Esquema indicando os processos da recepção e do processamento de dados na agricultura digital.
Esquema presente no livro Agricultura digital. Todos os direitos reservados.

Por fim, Agricultura digital apresenta o estudo do caso da SLC Agrícola, que teve resultados positivos a partir da adoção das tecnologias de uso de dados aplicadas à agricultura. A obra conta, também, com um glossário que visa esclarecer os principais termos relacionados a essa área. 

A obra pode ser adquirida com valor promocional de pré-venda em nossa livraria técnica até o próximo dia 25 de novembro.

Capa de Agricultura digital com a ilustração de uma área circular colorida em verde, vermelho e amarelo e um par de mãos segurando um tablet que reproduz a mesma imagem.
Capa de Agricultura digital. Todos os direitos reservados.

Para saber mais