Alimentos funcionais: Entrevista

A Dra. Jocelem Salgado, referência na área dos funcionais, fala sobre o livro recém-lançado

(Foto: Divulgação)

 

A equipe do Comunitexto se reuniu com a Dra. Jocelem Mastrodi Salgado, Professora Titular de Nutrição do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq-USP, para um bate papo, onde ela contou um pouco sobre como surgiu a ideia para o livro Alimentos Funcionais, os diferenciais da obra e como professores e alunos podem usar o material.

CT: Conte-nos um pouco sobre como surgiu a ideia de escrever um livro sobre alimentos funcionais.

Dra. Jocelem: Este livro está sendo elaborado desde 2002. Há muito tempo trabalho nessa área e os alimentos funcionais sempre foram minha paixão. Acredito fielmente no poder deles de reduzir o risco do desenvolvimento das doenças crônicas e a ideia do livro veio de encontro ao meu anseio de divulgar ainda mais a importância desses alimentos.

CT: Devido à linguagem mais técnica, Alimentos Funcionais não é um livro para grande público. Esse estilo é um dos diferenciais? O que mais o torna uma novidade?

Dra. Jocelem: Com certeza, ele foi elaborado tendo em foco a necessidade dos discentes e docentes em encontrar um conteúdo relevante sobre o tema. Além disso, o nosso livro é escrito em português, o que facilita a leitura pelos alunos, já que a maioria dos livros que abordam o tema estão escritos em inglês. Contamos também com várias perguntas no fim de cada capítulo e isso auxilia os alunos e também os professores sobre os principais pontos abordados em cada capítulo. Este livro dá uma abordagem mais aprofundada sobre os mecanismos de ação envolvidos na prevenção de doenças, e isso pode dificultar a leitura do grande público.

CT: Como o professor universitário pode trabalhar o livro nas instituições?

Dra. Jocelem: Este livro, por ser uma obra completa, auxilia diretamente o professor na pontuação dos principais compostos bioativos. Além disso, as questões ao final dos capítulos podem ser discutidas com os alunos aplicando diversas metodologias de ensino.

CT: Por que ele deveria ser uma obra essencial nas universidades?

Dra. Jocelem: Neste livro conseguimos reunir todos os principais alimentos funcionais e seus compostos bioativos. É um livro completo que foi elaborado apenas com informações obtidas através de estudos científicos recentes e de revistas indexadas.

CT: Para encerrar, quais contribuições o livro pode oferecer aos leitores?

Dra. Jocelem: O nosso livro possui dez capítulos recheados de atualidades na área de alimentos funcionais e 256 páginas de muita informação. Os leitores poderão aprender através do livro: quais são as perspectivas e tendências na área; quais os principais compostos bioativos que auxiliam na redução da incidência de doenças; quais as doses recomendadas; como os compostos agem para cada doença e qual é a melhor forma de preparar seus alimentos e manter os compostos intactos.

Tudo a ver

Entre os dias 4 e 7/6 acontecerá o workshop Alimentos Funcionais – para prevenir doenças e envelhecer com qualidade. A nova fronteira da alimentação. Liderado por Jocelem Salgado e com a participação de convidados renomados, o workshop abordará os seguintes temas:

  • Quais são e que doenças previnem segundo as pesquisas mais recentes;
  • Como metabolizamos os alimentos: mitos e verdades;
  • Culinária e receitas para uma boa experiência gastronômica.

Não deixe de conferir ainda a reprise do webinar Alimentos Funcionais e a nova fronteira da nutrição humana, onde a Dra. Jocelem Salgado apresenta exemplos práticos para explicar o modo como esses alimentos atuam no corpo humano como antioxidantes ou anti-inflamatórios e até mesmo no combate ao câncer, obesidade e doenças cardiovasculares.