Geologia e mineração

Amostragem de material particulado

São três as fases mais importantes nas quais a informação principal demanda medidas rigorosas e validação: estimativa de recursos, seleção do mineral a ser lavrado e caracterização do mineral circulante.

Essas três atividades – estimativa, seleção e operação – estão subordinadas a um processo de controle com o intuito de reconciliar as informações utilizadas durante o planejamento da mina (base: amostragem de sondagens), as geradas durante a lavra (base: amostragem de furos de perfuratriz/amostras de ore-pass) e as encontradas no decorrer do processo metalúrgico (base: amostragem de fluxo de mineral).

A amostragem de sondagens envolve aspectos tão importantes como a influência de aquíferos, a consistência das paredes, a recuperação, a contaminação subterrânea, a quantidade de amostras, a granulometria, a influência do teor, o tipo de terreno (competência da rocha), as fases contidas no protocolo de preparação da amostra, a análise, entre outros.

Leia também

Estudos realizados durante as etapas de exploração e desenvolvimento de reservas minerais (Part. 1)

Estudos realizados durante as etapas de exploração e desenvolvimento de reservas minerais (Part. 2)

Geometria da Lavra: Requisitos para a lavra a céu aberto

Lavra por bancadas

Por exemplo, em determinados ambientes auríferos com elevada presença de aquíferos, detectou-se que a perda de 100% de material fino (–10 malhas) produzido por sondagens diamantadas traduzia-se, em rocha mole, em 13% de perda de teor, em rocha de dureza intermediária, em 18%, e em rocha dura, em 12% – em média, uma perda de teor de 14%.

A amostragem de furos de perfuratriz/amostras de ore-pass é uma referência importante para avaliar as estimativas utilizadas na fase de planejamento de lavra de longo prazo (planejamento estratégico) e curto prazo (controle de teor e recuperação de tonelagens acima de teores mínimos específicos).

Algumas aplicações demonstram que desvios de determinado teor seguem, no geral, tendências cuja detecção e avaliação se fazem necessárias. Muitas vezes, essas tendências se relacionam não apenas com a disponibilidade de amostras, mas também com certo tipo de rochas e unidades geológicas.

A amostragem do fluxo de mineral processável é realizada preferencialmente segundo as recomendações de Gy (1982).A fim de analisar mais detalhadamente os aspectos relevantes da amostragem mineral, será apresentada a revisão de uma das propriedades mais significativas de qualquer material particulado: sua segregação.

Matéria publicada em 18.02.2020


Tudo a ver

Avaliação de empreendimentos e recursos minerais detalha os procedimentos probabilísticos e estatísticos na quantificação de incertezas relacionadas aos recursos minerais, os riscos associados, as técnicas de valorização de projetos minerais e a certificação de reservas.

Para saber mais