Análise estrutural: terceira edição da obra de Moacir Kripka é novidade na Ofitexto

Lançado pela primeira vez no ano de 2008, Análise estrutural para Engenharia Civil e Arquitetura chega a sua terceira edição publicado, desta vez, pela Ofitexto. A obra de Moacir Kripka voltada a estudantes e profissionais de ambas as áreas tem como foco principal ir direto ao ponto a respeito dos principais aspectos comportamentais das estruturas isostáticas e seu dimensionamento. 

Lançado no início deste ano, o livro de Kripka tem como objetivo facilitar a aprendizagem dos estudantes das áreas da Engenharia e da Arquitetura e permitir que profissionais já experientes possam recapitular os conceitos que já lhes foram apresentados.

Exemplos na prática e ilustrações

Com o propósito de otimizar a aprendizagem dos estudantes, Análise estrutural para Engenharia Civil e Arquitetura – estruturas isostáticas conta com ilustrações que exemplificam as informações mais teóricas apresentadas no texto, além da exposição de casos práticos que aplicam os estudos a construções reais com foco nas obras civis. 

Segundo o autor do prefácio da presente edição, o objetivo do autor com isso foi permitir que os profissionais se identificassem mais com obras que fazem parte de sua realidade.

Kripka, ao elaborar esta obra, teve o cuidado de prezar pela aplicabilidade de suas pesquisas e experiências à realidade dos estudantes e profissionais das áreas da Arquitetura e da Engenharia Civil. 

Para isto, o autor procurou evitar apresentar informações periféricas excessivamente e, ao mesmo tempo, se distanciar de uma abordagem meramente qualitativa, buscando ir direto ao ponto do assunto central do livro, que são as estruturas isostáticas. 

Capítulo exclusivo na nova edição de Análise estrutural para Engenharia Civil e Arquietura

Análise estrutural para Engenharia Civil e Arquitetura aborda, sobretudo, conceitos fundamentais a respeito do comportamento das estruturas em uma obra civil, bem como o dimensionamento das mesmas. A presente edição conta com um capítulo adicional exclusivo, no qual o autor trata do cálculo do deslocamento nas estruturas

Os conteúdos relacionados aos assuntos centrais do livro são apresentados na ordem em que, geralmente, são abordados. O autor, no entanto, deixa por conta do leitor elencar o grau de importância e profundidade.

Para auxiliar os recém-iniciados nos estudos dessa área, Kripka tem o cuidado de assinalar, no sumário do livro, com um asterisco, os conteúdos que não são considerados imprescindíveis para a compreensão a respeito das estruturas isostáticas e seu dimensionamento. 

Sobre o autor de Análise estrutural para Engenharia Civil e Arquitetura

Moacir Kripka é graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e possui especialização na área de estruturas pela mesma instituição. 

É mestre em Engenharia Civil pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ) e doutor na mesma área pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). 

O livro Análise estrutural para Engenharia Civil e Arquitetura – estruturas isostáticas está disponível na livraria técnica da Ofitexto nas versões física e digital. 

Capa do livro Análise estrutural para Engenharia Civil e Arquitetura.

Matéria publicada em 08 de março de 2021