As perspectivas tecnológicas para lavra de minas

A essência tecnológica da lavra de rochas não se alterou substancialmente nos últimos anos, mas pode atingir seu auge na próxima década

(Foto: Nueva Minería y Energía)

 

Nas minas de hoje, tanto a céu aberto quanto subterrâneas, perfuração e detonação ainda são usadas com frequência para fragmentar rochas duras, e carregadoras e caminhões ainda são empregados rotineiramente para, respectivamente, carregar e transportar minério estéril.

Pode-se afirmar que um mineiro do início do século passado não teria a menor dificuldade em reconhecer uma operação mineira atual. Entretanto, houve uma evolução nas operações unitárias de lavra. Equipamentos de maior porte, mais robustos e mais produtivos são desenvolvidos a cada dia.

Novas tecnologias para o desenvolvimento de aberturas na lavra subterrânea têm sido criadas, e modelos computadorizados dos corpos minerais e planejamento de minas, incluindo até o uso de realidade virtual e simulação de operações, vão sendo gradativamente testados em minas de todos os tipos”, conta o Professor Adilson Curi no livro Lavra de Minas.

As operações essenciais do ciclo de lavra, tais como o desmonte, o carregamento e o transporte, continuarão a existir. Porém, o uso de perfuratrizes, escavadoras, carregadoras e caminhões provavelmente será mais restrito, com a tendência de substituição desses equipamentos convencionais por sistemas de lavra contínuos, mais inteligentes, automatizados e até robotizados.

A maioria das operações mineiras já são mecanizadas, mas quase totalmente não automatizadas. A habilidade dos engenheiros de minas em planejar operações mineiras ainda está muito limitada em virtude dos, em geral, relativamente parcos conhecimentos sobre o corpo mineralizado. Os métodos atuais de desmontes rochosos impõem restrições na rentabilidade e na segurança”, diz ele.

Em síntese, percebe-se que novas abordagens e tecnologias estão florescendo na área de lavra de minas, e tudo isso deverá atingir seu auge na próxima década.

Tudo a ver

Lavra de minas está disponível em nosso lojão. A obra apresenta de maneira didática os fundamentos das lavras de minas a céu aberto e subterrâneas. É um livro-texto fundamental para estudantes de Engenharia de Minas, Geologia e Engenharia Geológica, e obra de referência para Engenharia Civil, particularmente Engenharia Geotécnica, e avaliações de Engenharia Ambiental.

Compartilhe este conteúdo

Conhece alguém interessado? Indique.