Aspectos ambientais de minas a céu aberto

A implantação de um empreendimento mineiro tem consequências imediatas no meio ambiente, seja dentro dos limites das próprias minas, seja nas áreas circunvizinhas

É inevitável: O equilíbrio ambiental acaba sendo afetado, em maior ou menor extensão. Assim, deve-se preceder a todas essas ações que causem impactos ambientais, prudentemente, e em conformidade com a legislação ambiental pertinente.

Os principais impactos ambientais de uma mina a céu aberto são relacionados a poeiras, ruídos e vibrações e aumento de partículas sólidas em suspensão nos cursos de água, podendo também ocorrer, em algumas minas, o aumento da acidez nos cursos de água, contaminação por metais pesados e contaminação por produtos químicos.

A mina de Mir (também conhecida por mina Mirny), é uma mina de diamantes a céu aberto localizada na cidade de Mirny, Sibéria Oriental, Rússia. (Imagem: gigantesdomundo.blogspot.com)

 

O impacto na paisagem também é um fator cada vez mais considerado. Todos esses impactos ambientais negativos devem ser reduzidos a um mínimo necessário para a manutenção do equilíbrio ecológico. Como mitigá-los então?

O uso de caminhões pipa na área da mina, coletores de pó e supressores de ruídos na área da usina de tratamento de minérios, além de atenderem às normas de higiene e segurança no trabalho, acarretam benefícios de ordem econômica, pois aumentam a vida útil dos equipamentos em operação naquelas áreas”, afirma o Prof. Adilson Curi (UFOP).

A preocupação com o desmonte de rocha

Nas operações de desmonte de rocha com o uso de explosivo, podem ser geradas ondas de choque de igual frequência e síncronas, que, encontrando condições de transporte propícias no terreno, podem ocasionar vibrações acima do limite tolerável, pondo em risco as edificações vizinhas.

Segundo o Prof. Adilson Curi relata em no livro Minas a céu aberto, “nesse caso, é necessário um controle criterioso das detonações, mediante a correta utilização de espoletas de retardos e limitação das cargas explosivas para diminuir a intensidade da onda de choque e a não sincronização dessas”.

O cuidado com os mananciais

A mineração, invariavelmente, causa impactos ambientais nos mananciais a sua jusante, pois os efluentes da área da mina e da usina de tratamento de minérios convergem para eles, naturalmente. Torna-se, pois, necessária, a adoção de medidas que reduzam também esses impactos ambientais e mantenham o equilíbrio ecológico.

Uma dessas medidas é a construção de barragens para contenção e decantação dos finos gerados nas operações de lavra. Enfim, todos os impactos ambientais existentes devem ser considerados ao se planejar um empreendimento mineiro.

A mitigação dos impactos ambientais na mineração normalmente envolve grandes despesas de capital e tem altos custos; entretanto, independentemente dos custos e imposições de ordem legal regulando a atividade, uma engenharia de minas não pode ser considerada ambientalmente sustentável se não considerar a mitigação dos impactos ambientais.

Tudo a ver

Em Lavra de minas, o Prof. Adilson Curi (UFOP) apresenta de maneira didática os fundamentos das lavras de minas a céu aberto e subterrâneas, compreendendo os conceitos básicos e a aplicação de novas tecnologias nas operações de lavra. Veja esse e mais livros relacionados em nosso lojão.