Geografia e meteorologia

Astronomia e astrofísica: Inpe abre inscrições para curso on-line gratuito

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) abriu as inscrições para a 21ª edição de seu Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica, que oferece aprendizado on-line e gratuito a respeito de diversos temas ligados a essas áreas. 

Os cursos on-line de astronomia e astrofísica oferecidos pelo Inpe são voltados para divulgadores científicos e professores do Ensino Médio e do Ensino Fundamental. As inscrições podem ser realizadas on-line até o próximo dia 20 de junho. 

Como participar do curso de astronomia e astrofísica?

Os interessados em participar dos cursos de astronomia e astrofísica oferecidos pelo Inpe podem efetuar suas inscrições por meio da página do programa de forma gratuita até o dia 20 deste mês. 

Os cursos são voltados a profissionais da educação que atuam como docentes das disciplinas escolares de física, química, biologia, geografia, matemática e história. Podem se inscrever, também, estudantes que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação nessas áreas a partir do terceiro ano. 

O instituto incentiva a participação de demais profissionais que possuam ligação direta com a área da educação. Por ser on-line, a edição deste ano do Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica também receberá participantes de demais países lusófonos que contemplem os critérios citados. 

Assuntos abordados no curso de astronomia e astrofísica do Inpe

O curso do Inpe tem o objetivo de ensinar aos profissionais os principais conceitos da área, como astronomia do dia a dia, o sistema solar, cosmologia, astrobiologia, galáxias, estrelas, ondas gravitacionais e astrofísica de altas energias. 

Como será o curso on-line?

O curso será transmitido na plataforma Webex Meetings em um ambiente virtual privado, exclusivo para os alunos que forem selecionados para o programa. A carga horária do curso é de 25,5 horas, as quais incluem a apresentação do conteúdo e a realização de mesas redondas, em que os participantes poderão apresentar suas experiências de ensino. 

As atividades ocorrerão nos dias 09, 11, 13, 16, 18 e 20 de agosto, das 14h às 18h, e, às quartas-feiras, também das 19h às 20h30. 

Tema relacionado: