Agricultura e Recursos Florestais

Caatinga: nova plataforma de inteligência da Embrapa

A Embrapa acaba de lançar o mais novo Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE), agora focado no Bioma Caatinga. Em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Banco do Nordeste, a plataforma permite análise sofisticada de dados que englobam desde as características naturais e socioeconômicas até as diversas dinâmicas de produção rural da região.

As informações são retiradas de múltiplas fontes e organizadas em cinco quadros: natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico. O usuário consegue customizar todos os quadros, gerando mapas e gráficos baseados nas variáveis que são de seu interesse. Todo o conteúdo reunido na plataforma passa por triagem de analistas profissionais para garantir que as informações apresentadas sejam corretas, relevantes e estruturadas de maneira clara e didática.

Os idealizadores da ferramenta esperam que ela sirva a uma nova maneira de pensar o bioma, auxiliando a formulação de políticas públicas e privadas, a obtenção de subsídios e estruturação de ações sociais, e o planejamento e desenvolvimento de atividades rurais nos 1.130 municípios da região. Ela pode ser acessada gratuitamente no site da Embrapa.

O lançamento do novo SITE ocorre a tempo do Dia Nacional da Caatinga (28/4), que comemora o bioma enquanto conscientiza sobre sua importância. A Ofitexto também celebrará a data oferecendo 25% de desconto em seus livros sobre Meio Ambiente e temas relacionados e 15% nos de outras editoras. Confira aqui todos os títulos em promoção.