Geografia e meteorologia

Clima da região Sudeste: principais características

O clima da região Sudeste do Brasil é bastante variado devido às características físicas que são peculiares a essa localidade do País. O tipo climático predominante é o tropical, caracterizado pelo verão úmido e o inverno seco. No entanto, também destacam-se os climas subtropical úmido, subtropical úmido com influência da Monção, subtropical de altitude e o semiárido.

Planaltos cobertos de vegetação e, ao fundo, formação rochosa que remete à silhueta de uma freira encarando um padre.
Monumento O Frade e a Freira, no Espírito Santo. Foto: Jonathan Borba/Unsplash

Composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a região Sudeste apresenta, em vários aspectos, características bastante peculiares e diversas, como a topografia acidentada, a posição latitudinal, a influência do oceano no setor leste e da continentalidade nas demais áreas. 

Neste artigo, falaremos sobre as principais características do clima na região Sudeste do Brasil. Confira!

Características gerais do clima na região Sudeste

A região Sudeste do Brasil apresenta certa variedade de climas em virtude de suas características diversas como a topografia acidentada, sobretudo entre o estado de São Paulo e a região da Serra da Mantiqueira, no centro-sul de Minas gerais, a posição latitudinal, a influência do oceano no setor leste e, nas demais regiões da continentalidade. 

Quatro gráficos demonstrando a média sazonal de precipitação nos estados da região Sudeste no período entre 1998 e 2016.
Imagem que destaca quão mais seco é o inverno em relação ao verão na região Sudeste. Presente no livro Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática. Todos os direitos reservados.

O tipo climático predominante é o tropical, cujas principais características são o verão úmido e o inverno seco. Em regiões com esse clima, a amplitude térmica diária costuma ser superior à amplitude térmica anual da temperatura média. 

No entanto, a região Sudeste de maneira geral apresenta outros tipos de clima característicos. São estes: 

Clima subtropical úmido 

No sudeste do estado de São Paulo, o clima predominante é o subtropical úmido, comum em regiões costeiras e caracterizado por temperaturas médias entre 0 e 18 °C nos meses mais frios e acima de 22 °C nas estações mais quentes. 

Clima subtropical úmido com influência da Monção

No sul do estado de Minas Gerais, na região da Serra da Mantiqueira, o clima predominante também é o subtropical úmido. No entanto, neste caso, recebe a influência da Monção. Este é um fenômeno atmosférico caracterizado por períodos de chuvas intensas e outros de secas rigorosas ao longo do ano. 

Clima subtropical de altitude 

Marcado pelo inverno seco e pelo verão ameno, esse tipo de clima está presente no extremo sul de Minas Gerais. Neste, a média de temperatura nos meses mais quentes do ano dificilmente ultrapassa os 22 °C. 

Semiárido

Já no extremo norte desse estado, o clima que predomina é o semiárido. Marcado pelo índice de chuvas abaixo da evapotranspiração, há secas frequentes nessa região. 

Imagem apresentando região montanhosa do estado de Minas Gerais encoberta por vegetação e rochas.
Município de Medina, no Norte do estado de Minas Gerais. Foto: Sofia Khlebinikov/Unsplash

Lançamento da Ofitexto aborda o clima na região Sudeste

Lançado no último mês de agosto, o livro Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática, organizado por Iracema Cavalcanti e Nelson Jesuz Ferreira, conta com um capítulo que aborda detalhadamente as principais características do clima na região Sudeste do Brasil, além questões relacionadas, como a crise hídrica de 2014 e as mudanças climáticas nessa região. 

Publicada originalmente em 2009 com o título Clima e tempo no Brasil, a obra foi reformulada conforme as pesquisas relacionadas ao clima no País realizadas na última década

Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática é uma obra amplamente ilustrada e rica em detalhes sobre a variabilidade climática em cada uma das regiões do país. O livro está disponível para aquisição na livraria técnica Ofitexto. 

Capa do livro que discute o clima no Brasil e a variabilidade climática
Capa do livro Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.