Geografia e meteorologia

Clima das regiões brasileiras: entrevista com Iracema Cavalcanti

Lançado originalmente no ano de 2009, a obra Clima e tempo no Brasil foi completamente reformulada e atualizada conforme as novas pesquisas relacionadas aos sistemas meteorológicos que afetam o Brasil e a América do Sul realizadas após a primeira década do século XXI, agora sob o título Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática

A nova edição, mais concisa e focada exclusivamente no clima das regiões brasileiras, foi publicada no final de agosto pela livraria técnica Ofitexto. Organizado pela professora Iracema Cavalcanti, o livro conta com capítulos atuais, assinados por pesquisadores da área da meteorologia, concentrados nas características climáticas das cinco regiões do País

Formações rochosas presentes na praia de Morro Branco, no município de Beribere, no Ceará.
Morro Branco, Beribere (CE). Foto: Francisco Neto/Unsplash

Entre as principais mudanças pelas quais a obra passou destacam-se o capítulo que diz respeito ao clima na região sudeste do Brasil, que foi completamente reescrito, e o que trata da região Centro-oeste, que ganhou acréscimos, além daquele que versa sobre variabilidade Decenal e Multidecenal

Outra mudança pela qual a obra sobre o clima nas regiões brasileiras passou, foi a inserção de novas ilustrações, completamente coloridas e em alta qualidade, que buscam explicar os conceitos apresentados de forma clara e didática. Por fim, o livro traz uma discussão inédita sobre as secas na Amazônia no capítulo que trata do clima na região Norte. 

A Comunitexto conversou com a professora Iracema Cavalcanti sobre o lançamento de Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática. Confira a seguir!

Entrevista com a autora de Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática

Comunitexto (CT): Qual foi a motivação para o desenvolvimento do livro neste novo formato?

Iracema Cavalcanti (IC): O livro Tempo e clima no Brasil foi lançado em 2009, e queríamos fazer uma atualização dos assuntos depois de 10 anos. Como o livro continha assuntos de Tempo e de Clima, e era muito extenso, em discussões com a editora achamos que seria melhor fazer a separação dos capítulos em dois livros:  um sobre climas das regiões brasileiras e variabilidade climática, e outro sobre os sistemas meteorológicos que afetam o tempo na América do Sul.

Vegetação típica de Cerrado presente no município de Pará da Serra, no Paraná.
Mauá da Serra (PR). Foto: Gabriel Rodrigues/Unsplash

CT: Quais são os destaques da obra?

IC: O livro Climas das regiões brasileiras e variabilidade climática mostra as características das regiões do Brasil, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, e as principais variabilidades climáticas que afetam a América do Sul, principalmente o Brasil, nas escalas intrasazonal, interanual, multidecenal, incluindo também o Sistema de Monção da América do Sul, teleconexões e bloqueios atmosféricos.

CT: Quais foram as principais mudanças pelas quais a obra original passou? 

IC: Todos os capítulos foram atualizados com relação ao conhecimento do assunto depois de 2009, com inclusão de novos textos e referências; o capítulo do clima do Sudeste foi totalmente reescrito, com uma abordagem mais meteorológica do que havia no Tempo e clima; o capítulo do clima do Centro-Oeste foi estendido, assim como o de variabilidade Decenal a Multidecenal, com muitas ilustrações novas; o clima da região Norte contém uma discussão das secas na Amazônia, além de outras informações novas em todos os capítulos.

Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática aborda efeitos do El Niño na região amazônica.
Figura que demonstra as anomalias de chuva durante o verão e outono em secas em anos de El Niño na região amazônica, presente em Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.

CT: Em que consiste a variabilidade climática?

IC: A variabilidade climática consiste nas variações das condições do clima, por exemplo, chuva e temperatura, em diferentes escalas de tempo. Quando falamos de estações do ano, temos a variabilidade sazonal. A variabilidade que ocorre dentro de uma estação do ano, chamamos de variabilidade intrasazonal. A variabilidade interanual mostra variação entre anos, e a variabilidade multidecenal, variação entre décadas. Por exemplo, algumas regiões podem ser afetadas por excesso ou falta de chuva, associadas a variabilidades que ocorrem em anos diferentes, como é o caso do El Niño: Oscilação Sul; regiões podem ter essas variações na chuva associadas a variabilidades que ocorrem dentro de uma estação do ano, como é o caso da Oscilação de Madden-Julian.

CT: A que público o livro se destina?

IC: O livro se destina a estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores nas áreas de meteorologia, ciências atmosféricas, meio-ambiente e áreas afins, interessados no conhecimento do clima no Brasil e os aspectos de variabilidade climática.

Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática está disponível na livraria técnica Ofitexto

Com capítulos reformulados de acordo com as novas pesquisas voltadas aos sistemas meteorológicos e o contexto atual, Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática está disponível para aquisição em versão impressa na livraria técnica Ofitexto. 

Capa do livro que discute o clima no Brasil e a variabilidade climática
Capa de Clima das regiões brasileiras e variabilidade climática, publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados.

Para saber mais