Como preparar orçamentos de obras: Entrevista com Aldo Dórea Mattos

Especialista em orçamento e planejamento de obras fala sobre o lançamento da terceira edição de seu livro, referência indispensável para estudantes e profissionais da construção civil.

Falta de planejamento e orçamento são um dos principais motivos para a causar imprevistos no orçamento de obras. (Imagem: Divulgação)

Comunitexto: O que o motivou a escrever o livro?

Aldo Dórea Mattos: Decidi fazer o livro porque me dei conta de que faltava uma publicação que tratasse do assunto de forma mais ampla e mais completa. Orçamento de obra é algo pouco comum na literatura técnica brasileira, e sabendo disso quero compartilhar com todos minha experiência a fim de evitar um orçamento errado, que pode levar a rompimento de contrato e até a abandono de obra.

CT:  Quais os destaques da obra?

ADM: Certamente são os exemplos, exercícios, dicas e estudos de caso. Eles ajudam a fixar os conceitos. Além disso, para essa terceira edição, inclui considerações sobre estimativas de custos, a explicação sobre da desoneração da mão de obra e alguns acréscimos no capítulo de custos indiretos.

CT: A quem o livro é destinado?

ADM: O livro é pensado para um público bem extenso, desde engenheiros, arquitetos, estudantes, técnicos de edificações até mesmo a advogados e economistas que desejam ter uma noção sobre a teoria da formação do preço de uma obra e como dispor de um bom projeto para montar um bom orçamento.

CT: Dentro de um orçamento como são calculados os imprevistos?

ADM: Através da análise da certeza que o orçamentista tem dos diversos parâmetros que ele usou no orçamento. Ao avaliar o grau de segurança que ele possui das premissas utilizadas, ele percebe onde residem as incertezas. Os imprevistos normalmente são adicionados como um percentual sobre os custos.

CT: É importante utilizar o Custo Unitário Básico como referência de cálculo?

ADM: O CUB não deve ser utilizado como ferramenta de orçamento, mas como um balizador do custo final obtido pelo orçamentista. Vale ressaltar que o CUB se refere a um determinado projeto estabelecido por norma.


Tudo a ver

Como preparar orçamento de obras – 3ª ed. apresenta todos os conceitos e informações necessárias para o cálculo correto dos custos da construção, desde o levantamento de quantidades e a composição de custos – com detalhamento de custos de mão de obra, materiais, equipamentos, custos indiretos e acessórios – contratações como terraplenagem, previsão de lucros e impostos, BDI, desbalanceamento e licitações.