Conceitos básicos de análise estrutural: entrevista com Moacir Kripka

Publicada no início deste ano pela Oficina de Textos, a terceira edição do livro Análise estrutural para Engenharia Civil e Arquitetura: estruturas isostáticas, de Moacir Kripka, busca, de forma didática e compreensível a estudantes de graduação de ambas as áreas abordadas pela obra, apresentar e contextualizar os conceitos básicos de análise estrutural, além dos materiais e as técnicas que têm sido utilizadas ao longo dos anos para desenvolver estruturas de obras cada vez mais complexas

Doutor em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), Kripka possui uma vasta experiência na docência desta área. Ao longo de sua carreira, conhece de perto os desafios da profissão e do aprendizado dos estudantes nesse campo em constante evolução. Nós, da Comunitexto, conversamos com o professor a respeito de suas motivações para desenvolver a obra. Confira a seguir!

Comunitexto: O que o motivou a escrever o livro?

Moacir Kripka: Nas últimas décadas a crescente evolução e disseminação dos recursos computacionais, aliada ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos materiais, tem propiciado a criação de estruturas cada vez mais arrojadas. No entanto, o sucesso no uso desses materiais e técnicas sempre estará associado ao domínio dos conceitos e fundamentos da análise. Por sua vez, para a perfeita apropriação desses conhecimentos por parte dos estudantes, entendo que é fundamental que eles sejam apresentados de forma contextualizada e numa linguagem simples. Esse é o desafio a que me propus quando escrevi esse livro, com base na minha já longa trajetória como professor e nas dificuldades que me lembro de ter enfrentado como estudante. Ensinar os conceitos básicos de análise estrutural tem sido extremamente motivador, uma vez que esse estudo inicial definirá o eventual interesse do aluno por se aprofundar na área.

Comunitexto: O que o motivou a acrescentar o novo capítulo a esta nova edição?

Moacir Kripka: O correto dimensionamento estrutural, independente do material adotado, deve garantir não apenas a segurança da estrutura, como também seu comportamento adequado ao longo de toda a vida útil. Esse comportamento está associado aos deslocamentos e deformações, os quais devem ser adequadamente quantificados e limitados. Assim, a nova edição do livro passa a contar com um capítulo adicional referente ao cálculo de deslocamentos em estruturas. Esse tema é de crescente importância, na medida em que as edificações passam a ser mais esbeltas e com vãos maiores.

Comunitexto: Quais são os principais destaques da obra?

Moacir Kripka: O conceito de estruturas é bastante amplo, e por isso é abordado por diversas áreas do conhecimento, como Engenharia Mecânica, Aeronáutica, Naval, Biomédica, entre outras. Dada a importância, existe uma ampla gama de excelentes livros sobre o tema. Ao mesmo tempo, em função dessa generalidade, muitas vezes os conceitos são apresentados de forma abstrata, dificultando ao aluno vislumbrar sua futura aplicação, e limitando o estudo à resolução de exercícios de forma mecanizada. No meu livro, busco ilustrar o estudo com obras civis, fazendo uma relação com elementos, vínculos e forma de obtenção das ações.

Comunitexto: A que tipo de público se destina o livro?

Moacir Kripka: O livro se destina basicamente a estudantes de graduação nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura, bem como aos profissionais que queiram retomar e fixar os conceitos fundamentais à análise de estruturas, tanto para o desenvolvimento de projetos como para a interação de forma mais efetiva com profissionais dessa área.

O livro contém exemplos práticos e imagens que ilustram as informações

A fim de cumprir com o objetivo de tornar o conteúdo a respeito das estruturas isostáticas e dos conceitos básicos de análise estrutural mais compreensível e menos complexo para os estudantes de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura, Kripka optou por incluir, em sua obra, figuras, gráficos e tabelas que exemplificam as situações teóricas expostas no decorrer do livro. 

A publicação conta, ainda, conforme disse o autor, com exemplos práticos que permitem que os estudantes se identifiquem com o conteúdo e com os tipos de obras que fazem parte do seu dia a dia na profissão, as obras civis.

Análise estrutural para Engenharia Civil e Arquitetura: estruturas isostáticas está disponível na livraria técnica Ofitexto nas versões impressa e digital. Além disso, os interessados podem adquirir o pacote, que inclui ambas as opções.