Conceitos e definições que todo profissional ambiental deve saber

Definir com clareza o significado dos termos que emprega é uma obrigação do profissional ambiental

Trecho revitalizado do córrego Cheong Gye Cheon, em Seul, Coreia do Sul. As colunas de concreto sustentavam uma via expressa elevada e foram propositalmente mantidas como referência ao passado recente. O córrego era canalizado e coberto por lajes de concreto. (Imagem retirada do livro Avaliação de Impacto Ambiental – 2ª ed, todos os direitos reservados).

 

Esse profissional está sempre em contato com leigos e técnicos das mais diversas áreas e especialidades.

A comunicação é uma necessidade indissociável da atuação profissional na área ambiental. Por outro lado, estabelecer uma terminologia comum é obrigatório para uma comunicação eficaz entre autor e leitor.

Veja abaixo o significado de alguns conceitos:

  • Poluição: introdução no meio ambiente de qualquer forma de matéria ou energia que possa afetar negativamente o homem ou outros organismos.
  • Impacto ambiental: alteração da qualidade ambiental que resulta da modificação de processos naturais ou sociais provocada por ação humana.
  • Aspecto ambiental: elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que pode interagir como meio ambiente (segundo ISO 14.001: 2004).
  • Degradação ambiental: qualquer alteração adversa dos processos, funções ou componentes ambientais, ou alteração adversa da qualidade ambiental.
  • Recuperação ambiental: aplicação de técnicas de manejo visando tornar um ambiente degradado apto para um novo uso produtivo, desde que sustentável.
  • Diagnóstico ambiental: descrição das condições ambientais existentes em determinada área no momento presente.
  • Avaliação de impacto ambiental: processo de exame das consequências futuras de uma ação presente ou proposta.

Tudo a ver

Confira em nosso lojão o livro Avaliação de impacto ambiental, uma obra referência para estudantes, pesquisadores e profissionais que traz temas como justiça ambiental, serviços ecossistêmicos e impactos sobre a saúde.