Considerações iniciais sobre o projeto estrutural: Sistemas estruturais

Pode-se dizer que, a rigor, o projeto começa bem antes da fase de apresentação gráfica, sendo um de seus pontos é a concepção dos sistemas estruturais

(Imagem: AECweb)

 

Um sistema é um conjunto de elementos interconectados de modo a formar um todo organizado. Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido. No caso dos sistemas estruturais, o objetivo é suportar os carregamentos que incidem sobre a estrutura e conduzi-los de forma segura para o solo.

Para cada concepção arquitetônica existem várias possibilidades de sistemas estruturais. O fato de se optar por certas soluções para os pavimentos implica arranjos estruturais bastante diversos. Uma solução concebida para ser executada em concreto protendido tenderá a ser bem diferente de uma solução para concreto armado. Comumente essas estruturas possuem vãos maiores e consequentemente menos pilares quando comparadas às estruturas projetadas para concreto armado.

No pavimento, pode-se optar por solução com lajes maciças, nervuradas, lajes planas diretamente apoiadas em pilares e lajes pré-fabricadas com ou sem o uso de protensão.

Pode-se dizer que é nessa fase que os grandes profissionais se sobressaem. É a fase da concepção, em que a criatividade e o conhecimento sobre o comportamento dos materiais vão resultar em uma estrutura mais adequada às restrições impostas pela arquitetura, pelos métodos construtivos e pelos custos envolvidos para executá-la.

Um mesmo projeto arquitetônico entregue a dez engenheiros diferentes resultará em dez soluções diferentes. Haverá a solução que gastará menos materiais, a de mais fácil execução e a que conduzirá à obra mais barata.

Tudo a ver

Você está no canteiro de obras com desenhos de projeto nas mãos?

Desconstruindo o projeto estrutural de edifícios: concreto armado e protendido é um livro que vai ajudá-lo a passar do papel para a prática. Ricamente ilustrada, a obra explica de forma prática e didática como interpretar corretamente os desenhos técnicos que compõem o projeto estrutural.