Contenções: Levantamento topográfico

O levantamento topográfico é uma das investigações geotécnicas utilizadas na elaboração dos projetos de estruturas usuais de contenção

Muro de contenção. (Imagem retirada do livro Contenções: teoria e aplicações em obras, da Editora Oficina de Textos)

 

Não é possível elaborar um projeto sem conhecer a geometria do problema. Dessa forma, fica evidente que um bom levantamento topográfico, que tenha confiabilidade, é essencial para a elaboração de um projeto de contenção de qualidade.

Para a realização do levantamento planialtimétrico, é importante que o engenheiro responsável pelo projeto tenha realizado uma vistoria em campo para orientar os serviços da equipe de topografia.

“Ele deverá informar à equipe de topografia responsável pelo serviço a área a ser levantada, com clara definição dos limites, assim como salientar a importância de serem levantados afloramentos rochosos, cicatrizes de escorregamentos, trincas, surgências de água, estruturas e toda e qualquer característica existente no trecho que seja do interesse do projeto”, dizem os autores do livro Contenções: teoria e aplicações em obras.

Como modernamente os levantamentos topográficos são realizados com estação total, os pontos topografados podem ser fornecidos com as três dimensões (x, y e z).

Isso facilita em muito as análises e o andamento do projeto em virtude da existência de diversos programas no mercado que elaboram projetos geométricos, podendo definir seções transversais, lançar greides, editar alinhamentos, editar superfícies, calcular volumes e analisar bacias hidrográficas, entre outros.

A Fig. 5.1 apresenta a visualização de levantamento topográfico em ambiente CAD com pontos com as três dimensões. Tal solicitação deve ser realizada quando da contratação da equipe de topografia.

Fig. 5.1 Pontos topográficos com x, y e z. (Imagem retirada do livro Contenções: teoria e aplicações em obras, da Editora Oficina de Textos)

 

Análise da malha

Ressalta-se, também, a necessidade de o projetista analisar a malha triangular fornecida pela equipe de topografia, com a qual serão geradas as curvas de nível.

Considerações indevidas de alguns pontos levantados podem produzir interpolações na geração das curvas que não correspondem à realidade.

Faz parte da boa prática da engenharia a verificação, por parte da equipe projetista, da malha triangular e das curvas de nível geradas, evitando-se, com isso, possíveis equívocos nas análises e interpretações a serem realizadas durante a elaboração do projeto.

Tudo a ver

Confira em nosso lojão o livro Contenções: teoria e aplicações em obras, que trata com propriedade de uma área clássica da Engenharia Geotécnica, o projeto e construção de obras de contenção. 

Discute métodos clássicos e avanços mais recentes, com diversos exemplos de cálculo e inúmeras ilustrações didáticas para as estruturas apresentadas. Uma importante fonte de informações teóricas e práticas para estudantes e profissionais de Engenharia.