Controle de poluição ambiental: Entrevista com José Carlos Derísio

Consultor na área ambiental, o Engenheiro químico e sanitário fala sobre a implantação da série ISO 14.000, criada em 1992, e o que mudou daquela época para os dias atuais

A primeira norma sobre gestão ambiental foi emitida pela BS-7750, que se constitui na base da série ISO 14.000. (Foto: ONU Brasil)

 

Comunitexto: Em 1992, foi implantada a série ISO 14.000 na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Conte um pouco mais sobre esta série.

José Derísio: O ano de 1992 não está correto, pois a série ISO 14.000 surgiu por ocasião da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (UNCED), realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992. A primeira norma sobre gestão ambiental foi emitida pela BS-7750, que se constitui na base da série ISO 14.000.

Esse grupo de normas fornece ferramentas e estabelece um padrão de sistema de gestão ambiental (SGA). O SGA pode ser entendido como parte da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais.

Essa série de normas abrange seis áreas (subgrupos da ISO 14000) bem definidas a saber:

  • Sistema de Gestão Ambiental -SGA (Reino Unido);
  • Auditorias Ambientais (Holanda);
  • Avaliação de Desempenho Ambiental (EUA);
  • Rotulagem Ambiental (Austrália);
  • Aspectos Ambientais nas Normas de Produtos (Alemanha); e
  • Análise do Ciclo de Vida do Produto (França).

CT: O que mudou desta época até os dias atuais?

JD: De 1996 até hoje, a ISO 14001, que atualmente está em sua terceira edição, ou seja, ISO 14001:15 é a ferramenta que vem sendo usada por diversas organizações não só no BRASIL como em outros países, no estabelecimento, implementação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental

CT: Foi criada também a ISSO 14001, editada pela ABNT e com validade até 2005, especificando os pontos que compõem um sistema de gestão ambiental e permitindo desenvolver políticas públicas relacionadas ao meio ambiente. Atualmente, esta norma ainda tem pontos que são utilizados?

JD: A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) opera como uma entidade que representa a ISO no Brasil e assim todas as normas são traduzidas e editadas pela a ABNT no BRASIL.

CT: Existem normas semelhantes em outros Países?

JD: As normas ISO têm origem internacional e dessa forma quando uma Norma é editada a mesma é usada em todos os países.

Tudo a ver

Introdução ao controle de poluição ambiental, que está em sua 5ª edição, é um livro obrigatório para quem atua na área ambiental, principalmente aos que militam no setor produtivo e têm consciência de sua responsabilidade, buscando racionalizar a produção, diminuindo o desperdício de insumos, reduzindo a geração de resíduos e otimizando a reciclagem.