A técnica dos desmontes cuidadosos com explosivos

Mapear interferências para dimensionar o plano de fogo é uma das melhores maneiras de evitar danos

(Foto: Tecnicoemineracao.com.br)

A mineração é um setor de suma importância para a manutenção do padrão de consumo estabelecido mundialmente. Entretanto, é crescente a pressão de vários setores da sociedade para que a realização dessa atividade ocorra de forma sustentável, ou seja, minimizando os impactos ambientais, além de sempre buscar o menor custo operacional.

Por conta disso, cada vez mais engenheiros e técnicos tem adotado a pratica do desmonte cuidadoso de rochas, que são aqueles desmontes especiais executados em obras de metrô, hidrelétricas e minerações, quando se tem preocupação com o meio ambiente e a integridade das localidades vizinhas.

O tema inclusive resultou no livro Desmontes cuidadosos com explosivos, escrito pelo Professor Carlos Manoel Nieble.

“Vi que não existia nada que diga ao pessoal quais efeitos danosos, quais as especificações que existem. No Brasil, por exemplo, você tem a ABNT e a Cetesb que agora é norma, e antigamente eram apenas recomendações. Você tem vários aspectos que precisam ser abordados”, conta Nieble.

Sobre a possibilidade de realizar essa tarefa de maneira sustentável e ainda garantir condições de trabalho minimamente confiáveis, o autor é bem direto e ainda fornece um exemplo.

“Nós precisamos definir primeiro as interferências que teremos no desmonte para planejá-lo sustentavelmente. Por exemplo, nós tivemos que fazer um desmonte cuidadoso perto de um concreto que já havia sido colocado dentro da estação Jardim de Alá, para passar o TBN. Foi descoberto um volume de rocha que precisaria ser retirado. A opção era executar a frio. O que é isso? É executar com massa expansiva, darda, sem a utilização de explosivo. Mas não tínhamos tempo, então foi executado com desmonte de rochas, colocando-se furos de alívio junto da estrutura e detonando até onde era possível. Os furos providenciaram uma desarticulação do maciço junto do concreto, e depois foi retirado com picão”.


Tudo a ver

Ao completar 50 anos de engenharia, com atuação em muitas obras com desmonte de rochas, em pesquisa e ensino, tendo contribuído no avanço das fronteiras do conhecimento de desmonte cuidadoso de rochas, o Prof. Nieble agracia a comunidade técnica e as novas gerações com: Desmontes cuidadosos com explosivos: aspectos de engenharia e ambientais, a primeira obra em português a tratar do tema.