Desmontes cuidadosos: minimizando prejuízos

Os efeitos danosos causados pelos desmontes são vários. Então como evitá-los?

Desmonte de rochas com explosivos – Blast-hole drilling

Os desmontes de rochas resultam em fortes vibrações, podem causar danos ao maciço remanescente, levantam muita poeira e liberam gases nocivos à saúde no entanto, é uma ação indispensável no plano de fogo. 

Utilizar explosivos pode representar inúmeras situações negativas, porém, é importante, necessário e econômico em prazos e custos, sendo ainda significativo em relação aos demais métodos.

Uma opção menos ofensiva seria o desmonte à frio, que não apresenta os efeitos danosos dos explosivos sobre a estrutura e o meio ambiente. O problema é que o custo para essa operação é alto e a execução complicada, o que demanda tempo.

Por isso, geralmente, a preferência é pelo uso dos explosivos, que atualmente tem recebido mais cuidados, visando não afetar as estruturas vizinhas e o meio ambiente circundante.

“As condições de trabalho têm vários aspectos danosos, ou seja, tem o impacto de ar, as vibrações, a poeira e tem o ultra lançamento que é o lançamento acidental de fragmentos que pode matar alguém. Então, por meio de um eficiente monitoramento você deve mapear suas interferências para dimensionar o plano de fogo e controlar os efeitos”, explica o Profº Carlos Manoel Nieble, autor do livro Desmontes cuidadosos com explosivos.

Danos ambientais

Pensando nisso, a pergunta que ecoa é: Existe a possibilidade de realizar esta atividade de forma sustentável, isto é, minimizando os impactos ambientais?

“Nós precisamos definir primeiro as interferências que teremos no desmonte para planejar ele sustentavelmente. Por exemplo, nós tivemos que fazer um desmonte cuidadoso perto de um concreto que já havia sido colocado dentro da estação Jardim de Alá, para passar o TBN. Foi descoberto um volume de rocha e que precisaria ser retirado. Então foi executado o desmonte cuidadoso, colocando-se furos de alívio junto da estrutura e detonando até onde era possível. Os furos providenciaram uma desarticulação do maciço junto do concreto, que em seguida foi retirado com picão”, afirma o Profº Nieble.

São utilizados em fundações de hidrelétricas, pontes e taludes de rodovias, bem como em obras em zonas urbanas, quando o projetista deve se preocupar com o desconforto das pessoas na vizinhança. Em desmontes subaquáticos, além das pressões hidrodinâmicas e seus efeitos sobre estruturas, a preocupação com a fauna aquática deve ser levada em consideração no projeto e na realização do desmonte.

Tudo a ver

Com 50 anos de engenharia, o Prof. Nieble agracia a comunidade técnica e as novas gerações com Desmontes cuidadosos com explosivos: aspectos de engenharia e ambientais, a primeira obra em português a tratar do tema. Você encontra só na Loja Ofitexto.