Engenharia civil

Doutorado em Engenharia Urbana: UFSCar abre inscrições para ingresso em setembro

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos (PPGEU-UFSCar) abriu, nesta semana, as inscrições do processo seletivo para o doutorado na área. O programa oferta, no total, 17 vagas distribuídas entre três linhas de pesquisa. 

O período para realizar as inscrições termina no dia 14 de julho, e os estudantes selecionados ingressarão no programa em setembro deste ano de forma presencial. 

Inscrições para o doutorado em Engenharia Urbana

Os interessados em participar do processo de seleção para o doutorado em Engenharia Urbana da UFSCar devem possuir o Ensino Superior completo em área relacionada e o título de mestre. Eles devem efetuar a inscrição por meio do formulário disponibilizado pela instituição até o dia 14 de julho. 

Além disso, é necessário enviar, em anexo, uma série de documentos comprobatórios da situação acadêmica, juntamente com o currículo da plataforma Lattes atualizado. Os candidatos também devem submeter duas cópias em PDF do projeto de pesquisa, sendo uma delas identificada pelo estudante e com a assinatura do orientador em potencial; este deve ratificar a possibilidade de orientação. 

Também é necessário que os candidatos submetam o comprovante de submissão de pelo menos um artigo para periódico científico classificado como B2 ou superior. 

Critérios que serão avaliados no projeto de pesquisa

Os projetos de pesquisa submetidos pelos estudantes que almejam uma vaga no doutorado em Engenharia Urbana serão avaliados por dois pareceristas, que considerarão os seguintes critérios:

  • Definição dos objetivos, importância e coerência. 
  • Importância da contribuição pretendida para a área de conhecimento em que se insere. 
  • Fundamentação científica e adequação dos métodos empregados.
  • Adequação do projeto a um programa de doutorado do PPGEU e a viabilidade de execução dentro do prazo previsto. 

Cada um dos itens tem um valor de pontuação que, somados, totalizam 10 pontos. Caso a pontuação total conferida por cada um dos pareceristas seja inferior a seis pontos, o projeto de pesquisa será considerado desfavorável. 

Vagas e linhas de pesquisa oferecidas no doutorado em Engenharia Urbana

O PPGEU-UFSCar oferece um total de 17 vagas e estas são distribuídas entre as três áreas de pesquisa contempladas pelo programa: geotecnia e geoprocessamento (nove vagas), urbanismo (quatro vagas) e saneamento (quatro vagas). 

Outras informações

Estudantes interessados em participar do PPGEU como aluno especial poderão realizar suas inscrições em disciplinas entre os dias 02 e 03 de agosto deste ano. 

Para mais informações a respeito do doutorado em Engenharia Urbana da UFSCar, os candidatos podem acessar o edital do processo de seleção.